quarta-feira, 30 de abril de 2008

Carla Antunes e a sua Oferta

Os nossos colegas da Escola Básica nº1 de S. João do Estoril, tiveram o privilégio da visita de uma ilustradora famosa, Carla Antunes, que faz uns desenhos lindos. Falaram de nós e ela ofereceu-nos este desenho de um anjo com uma dedicatória. Estamos muito contentes e agradecemos à Carla e aos nossos amiguinhos de S. João por se terem lembrado de nós. Vamos construir uma moldura para pôr o desenho e colocar na parede do nosso atelier. A professora Sónia vai, primeiro, colar no jornal de parede, enquanto fazemos a moldura.

Visitem o site da ilustradora Carla Antunes que é um encanto!!!

O Gonçalo ofereceu-nos este desenho sobre o Planeta Terra. É o assunto principal das nossas conversas durante as sessões de TeleAula. Obrigado Gonçalo! E obrigado Vlad por trazeres estas coisas bonitas para o Alcoitão.


Beijos e abraços da malta do Alcoitão

1 de Maio - Dia do Trabalhador


Dia do Trabalhador em Portugal

O Dia do Trabalhador surgiu nos Estados Unidos (1886) e uns anos depois também na França (1889), ligado à luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e pelo direito ao horário laboral de 8 horas.

Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, as principais cidades de Lisboa e Porto. No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.

Apesar de hoje os motivos não serem os mesmos, continua a ser muito importante comemorar este dia, num Mundo onde ainda há tantas injustiças como a exploração do trabalho Infantil.

Rafa

quinta-feira, 24 de abril de 2008

O Dia 25 de Abril

O 25 de Abril visto pelos jovens e crianças do Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão:
Lemos um texto que contava a história da revolução dos cravos. Gostámos de saber que o cravo se tornou o símbolo desta Revolução de Abril, porque as pessoas começaram a juntar-se nas ruas, solidárias com os soldados e alguém (existem várias versões) que levava uns cravos consigo colocou um no cano de uma espingarda. Em seguida, todos imitaram esta bonita atitude de alguém que não queria que houvesse mortes.
Lemos quatro poemas subordinados ao tema Liberdade: Fernando Pessoa, Miguel Torga, Xanana Gusmão e Manuel Alegre.
Para o Carlos, que já foi para S. Tomé, liberdade é amar a nossa família e todos os que nos rodeiam. Cumprimentar, ser bem-educado e respeitar as pessoas. Ele acha que cada um de nós pode construir a sua liberdade. Para isso, é preciso ser feliz, poder votar nas eleições, usar as palavras e o pensamento como os poetas, ter fé no que somos e esperança.

Para a Djelissa, liberdade é poder andar sozinha na rua sem medo. As borboletas e os pássaros são símbolos da liberdade. Os outros meninos do Alcoitão disseram que ser livre é poder ir à rua e brincar.



A malta do Alcoitão

quarta-feira, 23 de abril de 2008

A Terra e o Livro

Comemorámos o Dia Mundial da Terra e o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor juntos. Fomos para o nosso jardim preferido. Estava muito sol, por isso ficámos debaixo de uma árvore pequena. A educadora Marta e a professora Sónia contaram-nos histórias, escrevemos uma história em conjunto e uma lenga-lenga sobre as riscas brancas e pretas. Foi divertido!

A malta do Alcoitão

Salvar o Planeta Terra

O que fazes para salvar o planeta Terra?
Nós, hoje, começámos a utilizar o Ecocho nos nossos computadores do Alcoitão e vamos colocar esta mensagem no jornal de parede para que todos façam o mesmo.
Faz pesquisas ecológicas na net!
O que é o Ecocho?
É um novo motor de busca que combate as mudanças climáticas e preserva o meio ambiente! Por cada mil buscas feitas, o Ecocho patrocina a plantação de duas árvores, compensando a emissão de uma tonelada de gases que contribuem para o efeito de estufa. A plantação das árvores é paga pelos fundos gerados pela publicidade feita no site.
Utiliza o Ecocho e começa a ecopesquisar!
Faz uma visita ao
Ecocho. Ficas a conhecer a árvore cho cho, a mascote, e encontras um jogo engraçado aqui.

Nas enfermarias, quando lavamos os dentes, não deixamos a água a correr e fazemos a separação do lixo. E vocês?

A Terra ao som dos Sigur Rós



A malta do Alcoitão

Revolução dos Cravos


Comemoração do 25 de Abril de 1974.
Cliquem em 25 de Abril

Rafa

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia da Terra


O Dia da Terra foi criado em 1970, quando Gaylord Nelson, activista ambiental norte-americano (representante no senado), convocou o primeiro protesto nacional(participaram duas mil universidades, dez mil escolas básicas e secundárias e centenas de comunidades) contra a poluição, com o objectivo de se criar uma agenda ambiental. Como resultado criou-se a "Environmental Protection Agency" e decretaram-se uma série de leis de protecção ambiental. A partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Rafa e Fátima

Experiências Científicas



A malta do Alcoitão

segunda-feira, 21 de abril de 2008

De Que São Feitos os Nossos Sonhos

Sonhar é fundamental para a vida do ser humano. Como diz António Gedeão “ o sonho comanda a vida”.
Nos sonhos, a nossa imaginação não tem limites, temos liberdade para ser, fazer e pensar o que quisermos.
Os sonhos são feitos de magia, alegria e felicidade, com muita diversão à mistura.
Alguns sonhos são irreais e impossíveis, são fruto da nossa imaginação. Nos sonhos podemos voar, viajar por todo o mundo, fazer as brincadeiras que quisermos. Nada é impossível!
Sonhar é como fazer magia.
Os sonhos dão cor e alegria à vida.
Todos podemos e devemos sonhar… Sonhar é um direito!


Alunos do 3º / 4º A
E.B. 1 de S. João do Estoril



Sonhar é…

Sonhar é imaginar
A dormir ou a sorrir!
Nos sonhos podemos voar ou cantar,
Com toda a liberdade e sem ninguém a importunar!

Guillaume Cardoso, 12 anos
E. B. 1 de S. João do Estoril

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Somos Livres...

A propósito de sonhos: a Liberdade é, de certo, o maior sonho de todos os seres. Foi e é tema de poemas e canções de todos os tempos, latitudes e idiomas.

Rafa e prof. Fati

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Mais Sonhos às Cores


O meu sonho é ficar com a minha avó e com a minha família toda junta, em Cabo Verde, junto ao mar com árvores perto de mim.
Outros sonhos: ficar bem e ter um relógio e um telemóvel.
Os meus sonhos são de muitas cores: vermelho, azul, cor- de-laranja e verde. Não há sons nem música nos meus sonhos, mas sabem a morango.

Djelissa
(10 anos)
A malta do Alcoitão

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Sonhos às Cores

Os meus sonhos são coloridos com flores, árvores vermelhas e verde de relva. Sonho com uma gata que tem uma filha chamada Hello Kitty. Não há música, mas há pessoas a falarem: é a mãe e a Kitty. Os meus sonhos sabem a morango, banana e laranjas. Sabem sempre a fruta. Uma vez, voei até Lisboa, foi lá que eu nasci.

Cristiana (5 anos)

A Malta do Alcoitão

domingo, 6 de abril de 2008

De que são feitos os teus Sonhos?

Espero respostas. Podem chegar em palavras, em desenhos, em fotografias. Até ao final do ano lectivo. Rafa, desta não escapas!!! Gostava que a Vera e a Sarokas também participassem.



Música: David Fonseca, "Dreams in Colour"
Filme: Hugo Ferreira

Sónia Bártolo
A Malta do Alcoitão

quinta-feira, 3 de abril de 2008

A Alice na Minha Cabeça

Gostei muito de ouvir a história "Alice no País das Maravilhas" contada pelo Carlos da Fundação do Gil! A Alice é teimosa, curiosa e aborrecida, porque está sempre a fazer perguntas, por isso ia ficando sem cabeça. A minha personagem preferida desta história é a Rainha. Ela é má e há tantas pessoas boas que até enjoa. Gosto mais de pessoas más, pois são divertidas e cómicas como, por exemplo, os ladrões do filme "Sozinho em Casa". Não gosto da Alice. Está sempre a perguntar "porquê?", parece a professora Sónia e, às vezes, também me apetece mandar cortar a sua cabeça para não ter que responder.
Andei à procura na internet de imagens sobre esta obra e descobri este sítio com fotografias trabalhadas que adorei!!! São de uma artista chamada Helena Barros. A professora Sónia disse que só podia pôr 2 imagens, mas gostei de todas.

Escolhi a imagem da rainha que sou eu. E uma imagem da Alice a espreitar a toca do coelho apressado.

Pesquisa efectuada em

www.google.com

http://www.helenbar.com/art/wonderland.htm

Aidinha Janice (13 anos)

A Malta do Alcoitão

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje foi um dia em cheio de histórias! Fizemos a comunicação com o Rafa e todos os jovens do CMRA estiveram presentes para ouvir a professora Fátima contar a história do nascimento deste dia. Sabemos que eles vão escrever um post, aqui, sobre este assunto, por isso não podemos contar.
A Djelissa narrou a história do "Patinho Feio" e a Cristiana a de uma Branca de Neve do século XXI que até tinha um estojo de maquilhagem. Cada um disse qual era a história da sua vida. Então, aqui segue o registo:
Cristiana - "A Bela e o Monstro" (5 anos)
Samuel - "Ruca" (2 anos)
Djelissa - "Os Três Porquinhos" (10 anos)
Aidinha - "A Fada Oriana" (13 anos)
Paulo - "Tarzan, o Rei da Selva" (15 anos)
Vera - "Noddy" (4 anos)
Educadora Susana - "Pedro e o Lobo"
Professora Sónia - "Alice no País das Maravilhas"
Os outros não quiseram responder... Mas ainda vão a tempo de pensar.
Depois, tivemos a maior das surpresas: apareceu o Carlos, da Fundação do Gil, e contou-nos tantas histórias divertidas e com tantos sustos pelo meio que foi um fartote de riso! A última história foi "Alice no País das Maravilhas" com a ajuda preciosa de um livro 3D com uns desenhos que só apetecia mexer... Adorámos a nossa tarde! Obrigado, Carlos!

Para terminar, deixo-vos um filme em que José Saramago conta uma história através de imagens animadas e sem palavras. Queres contar tu esta história?



Sónia Bártolo
A Malta do Alcoitão

terça-feira, 1 de abril de 2008

"Como um Romance"

A verdade é para ser dita! Quando cheguei à escola, tive que substituir uma colega em falta - são as ASAPs. Por acaso detesto siglas, ou, se a nova terminologia (a famosa TLEBS) estivesse em vigor chamar-se-ia acrónimo, e fazer substituições para implementar o PNL (esta, sim, uma sigla) não é pêra doce. O gosto de ler não se ensina, não se impõe... Constrói-se desde os tenros anos da nossa existência. Ou nasce connosco e sobrevive-nos na morte. Lembro-me sempre das palavras de Daniel Pennac, no seu famoso livro "Como um Romance":

«O verbo ler não suporta o imperativo. É uma aversão que compartilha com outros: o verbo ""amar""... o verbo "sonhar"...
É evidente que se pode sempre tentar. Vejamos: "Ama-me!" "Sonha!" "Lê!" "Lê, já te disse, ordeno-te que leias!"
_Vai para o teu quarto e lê!
Resultado?
Nada.»
No entanto, as regras existem e devem ser cumpridas, mesmo que tenhamos que fazer das tripas coração. A turma, algo buliçosa, trazia os livros, só não trazia na mochila a vontade de ler! Apesar dessa falta de vontade que não se consegue registar no livro de ponto, alguns até leram e fizeram os trabalhos de uma qualquer disciplina. O Luís Silva tinha em cima da mesa "O Principezinho" de Saint-Exupéry. Peguei no livro e comecei a ler para um grupo de três rapazes. Pedi-lhes que desenhassem, enquanto lia. Não cheguei à parte em que aparece a famosa raposa, porque, pelo meio, discutimos alguns desenhos e assuntos relacionados com a história e havia toda uma turma desconhecida para controlar.
Aqui seguem dois desenhos que não sei muito bem que relação têm com o aviador que se despenhou no deserto ou com o rapazinho misterioso e o seu insistente pedido para desenhar uma ovelha. A verdade, e hoje é dia das mentiras, é que mostraram interesse pela obra. Resta a esperança de que, pelo menos o Luís Silva, sinta a vontade de continuar a ler o seu livro.


O desenho do Luís Silva


O desenho do António (ambos alunos do 7º B da Escola Básica 2º e 3º ciclos de Alcabideche)

Sónia Bártolo

Blog BoniFrati