terça-feira, 20 de maio de 2008

Há Tanto Tempo!

Olá malta, como estão?
Passei para responder a um pedido da stora Sónia para que elaborasse um pequeno texto sobre os sonhos. Então, aqui vai...
O que são os sonhos para mim?
Os sonhos, para mim, são reflexões de pensamentos, actos, objectivos que temos no dia-a-dia e que aparecem à noite, quando dormimos. Pode até ser uma "visão" para o futuro.
Os sonhos têm coisas boas e coisas más, aos sonhos bons costumamos chamar "sonhos-cor-de-rosa" e aos sonhos maus costumamos chamar pesadelos.


P.S. Não se esqueçam que na quinta-feira vou aí e vou ficar muito tempo, pois vou ter que fazer uma tala nova para o pé e para a mão. Espero ver a professora Sónia e o resto do pessoal...

Beijos da Sarokas

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Os Nossos Feijões, uma Boa Experiência!

Há plantas que se reproduzem através da germinação.
O feijão nasce através de uma pequena semente. Há plantas que crescem rápido e outras não. O feijão para sobreviver precisa de água, ar, luz, calor e solo fértil.
Como estudámos as plantas, achámos que seria interessante investigarmos o crescimento de uma planta. Por isso, na nossa turma plantámos feijões!

Passada uma semana, os feijões já estavam a começar a nascer, via-se a raiz e um pequeno caule verde.
Passadas semanas e semanas, o feijão já não era um feijão, mas um feijoeiro.
O feijoeiro dá feijão, por isso é que se chama feijoeiro.
A “experiência do feijão” foi um desafio para nós que estávamos ansiosos por perceber o mundo das plantas. É fácil de fazer, interessante e muito divertido! Basta pegar num pedaço de algodão molhado, colocar num recipiente transparente, colocar alguns feijões. Esperem alguns dias, e terão um belo pezinho de feijão!Nunca poderão colhê-los, porque cresce apenas uma pequena plantazinha com folhas verdes e uns brotinhos nas pontas.
Estas plantazinhas deixaram a turma tão entusiasmada, que todos os dias, quando chegávamos à sala, íamos logo ver quantos centímetros tinham crescido. Todos diziam: “olha como o meu feijão está grande!”. Basta só um bocadinho de tempo para eles se desenvolverem. Até parece magia!
Alunos do 3º /4º A
E. B. 1 de S. João do Estoril

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Adeus, Cris!

A Cris foi de alta e aqui fica uma imagem para recordar. A fotografia foi tirada pela professora Fátima durante a sessão de vídeo-conferência entre o Rafael do HGO e a malta do Alcoitão. O resto da malta já tinha ido lanchar e a Cris veio dizer um "olá-adeus" ao Rafa. Já sinto falta daquelas cantilenas e daquelas crises de ciumeira.
Sónia Bártolo

A malta o Alcoitão

terça-feira, 13 de maio de 2008

A Joaninha

A joaninha tem um aspecto muito simpático que faz com que seja um dos insectos mais adoráveis da natureza. A joaninha mais comum é a de corpo preto, coberto com umas asinhas arredondadas de cor vermelha com sete manchas pretas.
Estás a reconhecê-la? É um bichinho que até os mais pequenos gostam de segurar com as suas mãos.
Mas não é só por isso que este escaravelho é visto com bons olhos.
A joaninha é muito especial, porque a grande maioria delas alimenta-se dos insectos que atacam as nossas plantações.
Por essa razão, as joaninhas são muito bem vistas pelos agricultores que as utilizam como forma de controlo biológico das pragas existentes nas suas plantações.
Não é engraçado?
Em vez de se usarem insecticidas para acabar com as pragas, podem usar joaninhas!
O único problema é que as joaninhas gostam de hibernar, ou seja, dormir durante o Inverno, e fazem-no em pequenos grupos.
Quer dizer, isto não é bem um problema, porque na altura em que as joaninhas hibernam ainda não há perigo para as plantações.

Joana Cardoso e Djelissa Varela
A malta do Alcoitão

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Amigos de Estimação

O Bicho–da–Seda

A maioria das lagartas tece casulo dentro do qual se transformam em borboletas.
O fio da seda vem do casulo de uma lagarta chamada «Bicho-da-Seda». O fio de seda é cuidadosamente desenrolado do casulo para um rolo. A meada resultante servirá para tecer seda.



História da Seda

Os primeiros a conhecer a seda foram os chineses. Descobriram que podiam fabricar tecido para fazer roupa. A palavra seda é usada para as secreções de filamentos, produzidas por lagartas chamadas bichos-da-seda.
A descoberta da seda foi aproximadamente no ano 2600 a.C., quando o Imperador chinês Hwang–Te confiou a criação do bicho-da-seda à sua esposa, Hish–Ling–Shi.


A Investigação da Nossa Turma

Com base nesta informação e com muita curiosidade à mistura, a nossa turma adoptou dois bichos-da-seda. Tudo começou quando o nosso amigo Ângelo trouxe para a nossa sala dois bichinhos para tomarmos conta. Eram pequenos e magros. Um era macho e o outro era fêmea. Passado algum tempo, os dois bichos-da-seda ficaram grandes e baptizámo-los. O macho ficou a ser o Zeca e a fêmea a Xana.
Bem, ficaram muito, mas mesmo muito gordos! Acho que cuidámos muito bem deles!!! Demos-lhes todos os dias uma folha de amoreira fresquinha! Um petisco para eles!
Passados mais ou menos 25 dias, fizeram casulo. Entretanto o Ângelo trouxe mais dois bichinhos-da-seda e um deles (um macho), esperto, foi para o casulo do outro (uma fêmea) e fechou-se lá dentro!...
Agora todos têm casulo menos a fêmea, mas a fêmea sem casulo, está a transformar-se em borboleta e não temos dúvidas que ela vai ser uma boa mãe!

Turma 3º / 4º A
Escola E.B. 1 de S. João do Estoril

Blog BoniFrati