segunda-feira, 22 de junho de 2009

Desenhos de Crianças II

Até para o próximo ano lectivo!
Um abraço do tamanho do Universo para todos os jovens, crianças e adultos que trabalharam comigo. Férias felizes e cuidado com o sol, não se esqueçam do protector solar e do chapéu!

Sónia Bártolo
A Malta do Alcoitão

Mundo das Crianças vs Mundo das Pessoas Crescidas

"Vivi durante anos e anos no mundo das pessoas crescidas. Vi-as de bem perto. Não fiquei com muito melhor opinião delas."
Antoine de Saint-Exupéry, "O Principezinho"

Utilizei adjectivos para caracterizar os dois mundos diferentes. Espero que concordem comigo.
Se não concordarem, digam e podem dar a vossa opinião.


Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

Desenhos de Crianças I

Lemos o primeiro capítulo do livro "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, que fala sobre o mundo das pessoas crescidas e de como é aborrecido e sem imaginação. Por outro lado, segundo o narrador participante, o mundo das crianças é muito mais interessante.
A professora fez-me uma chuva de ideias sobre este desenho e, mais tarde, fizemos a outros meninos que estão aqui, no Alcoitão, internados comigo.
Surgiram ideias interessantes, como por exemplo: excrementos de um elefante, caracol, rocha, colina, monte de areia, bicho, pessoa tapada com um pano, gato e chapéu. Algumas ideias foram repetidas, mas o mais engraçado foi que o Elói, que é pequenino, também disse um chapéu tal como as pessoas crescidas do conto.
Afinal é apenas isto:
uma jibóia a fazer a digestão de um elefante!




Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Baleia em Origami

Podes criar a tua baleia em origami e, desta forma, participar na campanha Greenpeace contra a matança de baleias.
Dá um mergulho até aqui e diverte-te a ser um activista :)

A Malta do Alcoitão

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Palavras Complicadas

Fomos para o jardim do nosso hospital e ouvimos uma história sobre uma flor que ficou grande, muito grande. A história "A Maior Flor do Mundo" do escritor José Saramago foi contada pela professora Sónia que, em conjunto com as educadoras Marta e Susana, fez alguns jogos connosco.
O que mais gostei foi o das palavras complicadas. No início do conto, o narrador diz que "As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas."
Então, a professora pediu para dizermos palavras que achássemos complicadas. Aqui seguem as palavras que o Elói, o Luís, a Nádia, o Paulinho, o Pedro, o David, o Rúben, eu, a professora, as educadoras e algumas mães disseram:

obstáculo
paralelepípedo
camioneta
otorrinolaringologista
orangotango
dermatologista
profiteroles
solidariedade
semilhas
rádio
perplexo
supercalifragilisticoexpialidoso
abacadabra

Também descobrimos o significado de cada palavra. As mais difíceis: semilhas que significa batatas na Madeira e supercalifragilisticoexpialidoso que a professora Sónia diz que pode ser aquilo que nós quisermos e aparece no filme Mary Poppins.
Foi uma tarde supercalifragilisticoexpialidosa!






Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebra hoje, é o dia em que se assinala a morte de Luís de Camões, que ocorreu em 1580, e é também um feriado nacional.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça, epíteto criado por António de Oliveira Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944 em memória das vítimas da Guerra Colonial portuguesa. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.

Com uma filosofia diferente, em 1978, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Rafael Ovelheiro

terça-feira, 9 de junho de 2009

Tréculas

Este instrumento musical chama-se tréculas e pertence à família dos idiofones cujo som é obtido pela vibração de todo o corpo instrumental, batendo, agitando ou raspando. Outros exemplos destes instrumentos: as maracas, a pandeireta, o triângulo (ferrinhos), sinos e reco-reco entre outros.

Utilizei 10 tábuas rectangulares de madeira enfiadas e ligadas por um cordel, com duas pegas nas extremidades. Para o instrumento soar bem, separei as tábuas com rodelas feitas de tampas de canetas, por isso se vêem tantas cores.
As tréculas são utilizadas nas festas populares das aldeias e também nas festividades dedicadas à semana Santa (semana antes da Páscoa), no Minho.

Quero agradecer ao Grupo Educacional a ajuda que me deu na elaboração deste trabalho que me serviu para a avaliação na disciplina de Educação Musical.

Segue um pequeno filme feito no Alcoitão que demonstra como se toca este instrumento e o som que produz.





Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia Mundial dos Oceanos

Hoje, dia 8 de Junho, celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos.
Estive a fazer um teste de EVT e havia uma pergunta sobre os vários tipos de poluição: a aquática, a atmosférica e a dos solos. Na poluição aquática, vi uma imagem terrível com peixes mortos e apodrecidos.
No ano passado, as Nações Unidas oficializaram este dia, porque reconheceram a necessidade urgente de preservar este bem. A pesca excessiva, o lixo e o derrame de materiais tóxicos e destruidores da fauna e flora marinhas são algumas das ameaças do equilíbrio dos oceanos e mares. Os oceanos são responsáveis pela absorção de 30% a 50% do dióxido de carbono emitido no planeta e produzem mais de metade do oxigénio que respiramos, por isso se os nossos oceanos morrerem, com eles desaparecerá a vida na Terra.



Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

A Voz a Seu Dono

Aprendemos as onomatopeias - palavras que imitam sons produzidos por animais, objectos ou fenómenos da natureza. Têm grande valor sugestivo/imitativo e são muito importantes na linguagem infantil, na poesia e na banda desenhada.
Concentrámos a nossa atenção na fala dos animais e aprendemos algumas palavras novas.

Cavalo - relinchar
Mosquito - zumbir
Mocho - piar
Papagaio - palrar
Lobo - uivar
Macaco - guinchar
Galinha - cacarejar
Leão - rugir
Rouxinol - trinar
Cordeiro - balir
Pombo - arrulhar
Rã - coaxar
Serpente - sibilar
Rato - chiar
Pato - grasnar
Elefante - barrir
Burro - zurrar
Andorinha - chilrear
Galo - cantar

Depois do exercício, construímos um cartaz para o nosso jornal de parede: "A Ilha das Novidades".
Tiago Silva e Ana Patrícia
A Malta do Alcoitão

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Dia Mundial da Criança


Sei que este dia se comemora para lembrar que há crianças espalhadas pelo mundo inteiro que não são abrangidas pela Declaração Universal dos Direitos da Criança. A discriminação, a falta de cuidados médicos e higiénicos, a fome, a ausência de água potável, a guerra entre outras situações graves são aspectos que põem em causa os direitos da criança.
Eu, como criança, peço aos governantes de todos os países do Mundo que não olhem apenas para o seu umbigo, mas, sim, zelem pela segurança e bem-estar das crianças.
Li 10 Princípios da Declaração Universal dos Direitos da Criança e escolhi os seguintes:

  • "Toda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança)." (...)

  • "Crianças portadoras de deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condicão particular."

Estes dois princípios são, para mim, mais importantes, porque uma criança que não tenha pais não está tão protegida como uma criança que tenha pais e/ou família, além de que um beijinho e um abraço sabem muito bem.

Tiago Silva
A Malta de Alcoitão
Blog BoniFrati