sábado, 15 de dezembro de 2012

Anúncio publicitário

Após o visionamento das fotografias sobre os Estados Unidos da América dos fotógrafos do projeto "Olhando pelo Mundo", optei pela cidade de Nova Iorque (NY) para criar um anúncio publicitário.

NY foi a cidade escolhida, porque é o destino mais aguardado da minha vida para, um dia, viver.
O estudo do texto publicitário foi um dos fatores que originou a tarefa de arranjar um slogan e imagem apelativos para persuadir o potencial consumidor.
Sendo a maçã o símbolo de NY e o coração, o símbolo utilizado na famosa T-shirt "I  NY", resolvi misturá-los e juntá-los num único símbolo. Acrescentei a dentada na maçã com o objetivo de criar uma conexão entre a imagem e o slogan.

O slogan "De comer e chorar por mais" é uma expressão tipicamente portuguesa que está no sentido conotativo e está relacionado com um dos símbolos de NY - a maçã - e com o famoso apelido, criado em 1970, "Big Apple". Este slogan convida as pessoas a visitar NY através da agência fictícia de viagens.

Considero que criei um bom anúncio publicitário, porque obedeci às regras principais de um anúncio: a existência de imagem e de slogan chamativos e a referência a um emissor.

António Fonseca
A malta de Alcoitão

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Notícia sobre Kartus

Kartus sem lava

Kartonios morrem à fome

Ontem, na aldeia de Kartus, um grupo de cientistas invasores de Gogatsu roubaram uma grande quantidade de lava do vulcão Kratógados.
Durante a noite, quinhentos cidadãos gogatsianos, cientistas de alto nível, retiraram com retroescavadoras duas toneladas de lava para fazerem um estudo alimentar.
A lava é a principal fonte de alimentação da aldeia de Kartus o que está a provocar fome e doenças no povo desta terra.

in Krangojornal, 5 de dezembro de 2012
João Barroso
A malta do Alcoitão


Aldeia, algures perdida na lava

Kartus

A minha aldeia chamada Kartus é habitada por aldeões kartonios e é situada no Oceano Pacífico Sul.
A moeda é o kartotinio.
O governador é Gaara Seejing que é a pessoa que manda no povo e faz as leis.
A área total é de 200 milhões de metros quadrados e está coberta de lava devido à erupção do vulcão Kratógados.
A sua alimentação baseia-se em rochas expelidas pelo vulcão que são umas bolas petrificadas com geleia dentro.
Os kartonios são pequenos, encurvados, tem uma pele seca, rugosa e escura. Vestem-se com tecidos de lava e pantufas de rocha.
Têm por costume trabalhar dentro do vulcão para construírem uma cascata de magma para tomarem banho e se alimentarem. Vivem em edifícios altos e modernos.
Possuem uma tecnologia avançada constituída por teclas de magma e monitores de rocha. São muito inteligentes e não precisam de livros nem têm escrita, pois comunicam por meio de gestos.
Dirigem-se para o seu local de trabalho com um esqui de pedra que desliza sobre a lava.
O vento é o seu pior inimigo, assim como alguns povos como o povo de Gogatsu.

Neste anúncio publicitário, utilizei uma imagem retirada da internet.

João Barroso
A malta de Alcoitão

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Cidade imaginária

A partir da leitura e interpretação do conto "A ilha desconhecida" de José Saramago, criámos novos lugares, novas pessoas, povos desconhecidos de acordo com os nossos gostos. Imaginei uma ilha no Oceano Pacífico Norte com características japonesas, porque gosto muito do Japão e da sua cultura.

Gogatsu

Gogatsu é uma aldeia oculta no monte Sta que fica sobre o Oceano Pacífico Norte e tem três milhões de habitantes.
A moeda oficial é catsarétá e o seu símbolo é o seguinte: C.
Tem uma área total de 20 milhões de metros quadrados, é governada por um xaxohó (uma autoridade máxima em Gogatsu à semelhança de um rei lutador).
Estes habitantes de Gogatsu são morenos, têm orelhas em bico, barbas grandes, altos, habitualmente usam chapéus em bico. As mulheres usam roupa verde por tradição.
O xaxohó costuma viver no ponto mais alto da montanha, usa um chapéu de bambu com fios de ouro.
Este governador costuma mandar os habitantes de Gogatsu em missão de ranks (dificuldade) 1, 2, 3, 4, 5 ou estrela nas quais podem perder a vida, ganhar amizades ou dinheiro.
A cidade de Gogatsu tem várias escolas para as diferentes idades onde aprendem a ler, a escrever, a lutar e a ser discretos e educados. Em algumas escolas privadas aprendem uma especialidade, como por exemplo, velocidade, pensamento, pontaria, escavação, escalada e sentido de orientação.
A aldeia tem várias lojas onde se vendem armas, objetos variados e armadilhas.
A criminalidade é muito elevada 95% dos homicídios são a principal causa de morte da população e apenas 5% são homicídios com ferimentos ligeiros. Os criminosos usam como arma de ataque espadas, baionetas, catanas, nunchaku e kuans.
O xaxohó tenta combater esta criminalidade enviando pessoas em missão preparadas para lutar.
A gastronomia é variada: comem muitos alimentos diferentes, como por exemplo, ratos brancos, ursos brancos, arroz e vários tipos de peixe.



Rafael Andrino
A malta de Alcoitão
Blog BoniFrati