sábado, 30 de novembro de 2013

O escaravelho e a sua vida



Como o escaravelho é uma das personagens importantes no filme animado "A maior flor do mundo" de José Saramago, elaborei um texto sobre este animal tão curioso e fiquei a perceber o que andava ele a fazer no chão da floresta.

O escaravelho pertence à classe dos insetos.
Existem cerca de 370 mil espécies de escaravelhos em todo mundo com várias formas e cores, no entanto todos eles têm umas asas fortes para protegerem as asas mais frágeis que são as de dentro que servem para voar.
O revestimento do seu corpo chama-se quitina, substância dura que protege o inseto das agressões exteriores.Existem escaravelhos pequenos e muito grandes quase do tamanho da nossa palma da mão, mas eles não nos fazem mal. Os machos lutam uns com os outros, por isso têm uns chifres grandes.O solo é o principal local onde os escaravelhos interagem com a natureza. O solo é um sistema de equilíbrio dinâmico resultante de uma longa interação entre componentes abióticos e seres vivos. É uma mistura complexa de material rochoso alterado, minerais, matéria orgânica, água e ar. Estes componentes são misturados pelos seres vivos do solo, como por exemplo, os escaravelhos que, por isso são chamados decompositores. O escaravelho é também denominado como animal detritívoro, pois é responsável pela fragmentação dos detritos – excrementos, cadáveres e restos de seres vivos. 
CURIOSIDADES 

No Antigo Egito, os escaravelhos eram considerados sagrados, porque simbolizavam a imortalidade. 
O escaravelho-bosta alimenta-se da seguinte forma: com as patas de trás, vai empurrando o pedaço de bosta (excrementos de animais / fezes) até fazer uma bola quase perfeita que leva até à sua toca (o seu nicho ecológico) e do qual se alimenta. 
Usa também outro pedaço de bosta para fazer uma espécie de ninho, onde depois a fêmea vai pôr os seus ovos.

João Afonso

Sem comentários:

Blog BoniFrati