quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Ilha Bondosa


Nome: Ilha Bondosa
Localização: situada a 1000 km da costa africana, dentro do Oceano Atlântico.
Informação: é uma ilha invisível que fica ao largo da Guiné-Bissau, na costa oeste.

Andava perdido no oceano há mais de um mês, já não tinha quase água nenhuma e encontrei esta ilha maravilhosa.
Comecei a ver um nevoeiro estranho. Curioso, fui até lá e vi que era uma ilha. Uma ilha invisível e só eu consegui entrar nela, porque a porta era através do nevoeiro.
Nessa ilha, vivia um povo que nunca tinha tido contacto com o mundo. 
Quando esse povo me viu, pensava que eu era um deus. Vieram todos para me dar as boas vindas. Nunca tinham visto um navio tão grande nem uma pessoa da minha cor.
A ilha era grande e rodeada por águas brancas, azuis e verdes. À sua volta havia rochas enormes com várias cores, desde a cor da areia da praia até vários tons de castanhos e verdes. No seu interior, tudo era verde com palmeiras e árvores gigantescas.
Nesta floresta, vivia uma tribo constituída por pessoas azuis que eram grandes caçadores. Tinham riscas e orelhas bicudas. Caçavam com flechas e gostavam muito de peixe, mas tinham muito medo do mar, porque pensavam que o mar era um monstro que os podia engolir. Então, trocavam peixe por carne, porque a raça da beira-mar era uma raça de pescadores.
Essa raça não era azul. Eram castanhos e eram muito sorridentes. Cobriam a cabeça e o pescoço com panos brancos para se protegerem do sol e da poeira. Tinham muito gosto no seu cabelo e nos penteados que faziam.

A minha ilha chama-se Ilha Bondosa, porque o povo do interior e do exterior ajudava-se uns aos outros. Mandei construir um castelo no topo da ilha onde o povo bondoso se juntava para fazer reuniões para o bem da ilha. 
O meu povo tem muita força de vontade, eu digo o meu povo, porque eles me elegeram o seu rei.
 A bandeira do povo da Ilha Bondosa
 A moeda 
O povo pescador

Malam Sane
A malta do Alcoitão

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Estudo da semente em desenho



Desenhos elaborados por Malam Sane 
A malta do Alcoitão

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Uma experiência com sementes


 MATERIAIS:
Água
Uma variedade de sementes
Tabuleiro de plástico
Lupas
Pinça
Um pedaço de madeira
Uma folha A4 de cartão


1º DIA: colocámos sementes de milho, fava, feijão vermelho, grão, ervilha, caroço de pêssego, tremoço, ameixa, tâmara, pinhão e cereja em água.
Ao fim de uma hora, algumas sementes começaram a ficar enrugadas.

2º DIA: ao fim de 24h verificámos que todas as sementes tinham mudado de cor mas só algumas é que tinham mudado de tamanho. Incharam e absorveram a água em grande quantidade.

3º DIA: pegámos num pedaço de madeira e colocámos em cima uma semente.

Primeiro, retirámos uma semente demolhada e comparámos com as secas. Verificámos que algumas aumentaram de tamanho, como por exemplo, a fava, o grão, o tremoço e a ervilha.

Depois, com a ajuda de uma pinça, retirámos a pele das sementes - o tegumento.
Chegamos à conclusão que todas as sementes eram compostas por duas partes, as reservas alimentares (cotilédones), à exceção do milho que apresenta apenas um cotilédone (planta monocotiledónea).

Todas as sementes tinham um embrião que, com a ajuda da água, iniciou o processo de germinação que irá dar origem à planta.

As sementes são compostas por três partes:
O tegumento (pele);
Os cotilédones (partes da semente);
O embrião (a primeira folha da planta).
















Joana, Malam, Ricardo
A malta do Alcoitão

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Omega, The White City


Omega é uma cidade que ocupa uma ilha situada no Oceano Pacífico, a 2.500 km da costa norte-americana.

A cidade é também conhecida como “The White City” devido ao elevado número de edifícios de cor branca que possui. Esta característica é representada na bandeira de Omega com um círculo branco. 

Trata-se de uma cidade isolada do resto do mundo, porque é dirigida por um ditador, chamado Max Payne, que usa essa forma de governo para manter o poder. 

O povo omeguês dedica-se essencialmente à produção e exportação de novas tecnologias, mas o produto dessa atividade é quase todo para sustentar os luxos do ditador Max e do seu pequeno grupo de familiares e amigos.


A moeda corrente – o Omeg – tem grande peso no mercado mundial, contudo os omeguenses comuns não a podem usar, por isso adquirem os bens de que precisam através da troca de produtos, sendo esta a maneira que os patrões utilizam para lhes pagar o trabalho que desempenham.


O branco da bandeira nacional envolve a vigésima e última letra maiúscula do alfabeto grego, ómega, que significa a excelência de algo (neste caso, uma cidade perfeita, segundo o seu ditador), tal como o azul simboliza o mar que a rodeia.




António Fonseca
A malta do Alcoitão

Visite Gogatsu, um anúncio para a minha terra


Rafael Andrino
A malta do Alcoitão

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tangerineiras

Material utilizado:

Um tabuleiro retangular vermelho;
Terra biológica;
Sementes de tangerina de Nisa;
Uma pá;
Um lápis velho;
Uma garrafa de plástico pequena;
Água.

Ontem, o João Barroso e eu semeámos sementes de tangerina. Ele começou e eu terminei. Pegou-se no tabuleiro e colocou-se em cima de uma cadeira. Foi-se buscar o saco de terra biológica e despejou-se uma grande quantidade para dentro do tabuleiro. Alisou-se a terra com a pá para ficar toda ao mesmo nível. Com o lápis velho fizemos buracos na terra e colocámos em cada um uma semente de tangerina. Fizemos cinco filas com oito sementes em cada uma, num total de quarenta sementes. Sobraram três que foram colocadas nos cantos do tabuleiro. Fizemos buraquinhos na tampa da garrafa e enchemo-la com água. Os buraquinhos da tampa são para dar a ideia de um chuveiro e para a rega ser mais homogénea. Depois de regadas colocámos o tabuleiro ao sol.
Esperemos que as sementes germinem e cresçam.

Joana Nunes













Bruno Lopes, Joana, Malam Sane, Rafael
A malta do Alcoitão 

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Blog BoniFrati