domingo, 21 de março de 2010

Ave Rara

A Cegonha Preta (Ciconia Nigra) não é tão famosa como a sua parente branca, no entanto merece o mesmo cuidado, pois está em vias de extinção. Talvez por esse motivo foi escolhida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) para símbolo da campanha ligada ao Ano Internacional da Biodiversidade.
É uma ave que apesar de ser considerada uma ave rara encontra-se espalhada um pouco por todo o Mundo, mas, devido às alterações climáticas, os habitats desta espécie estão a começar a desaparecer.
Apesar de ter o nome “Preta” é na verdade tricolor: plumagem preta, peito branco, bico e patas vermelhas, mede aproximadamente 1m de altura, com 1.8m de comprimento, de uma asa à outra (envergadura) e pesa quase 3kg.
Estas aves são bastante tímidas e assustam-se facilmente quando se aproximam delas. É devido a essa timidez que preferem habitar zonas isoladas afastadas de qualquer fonte de perturbação. O habitat destas aves é normalmente um local com condições especiais, essencialmente um local alagado, como os rios ou os lagos, rodeado por florestas.
Em Portugal, estas aves encontram-se mais concentradas nas zonas interiores, em regiões isoladas e afastadas dos seres humanos. Podemos observá-la no final de Fevereiro até Setembro, nos Parques Naturais do Douro e do Tejo, em Barrancos, Marvão e Sagres, em zonas cuja influência das pessoas é quase nula. O período de acasalamento ocorre em meados do mês de Março, durante este período realizam danças, voos e movimentos ondulantes com o pescoço com o intuito de arranjar um parceiro para acasalar. Ocupam geralmente os ninhos dos anos anteriores, grande parte da estrutura dos ninhos são bastante resistentes e aguentam os agentes erosivos. O ninho construído pelos progenitores é de grandes dimensões e é revestido com folhas e ervas, normalmente são construídas no topo de uma árvore ou perto de uma falésia próxima da água. A fêmea é capaz de produzir entre três a cinco ovos. O período de incubação, que dura entre trinta e oito a quarenta dias, é realizado por ambos os progenitores. Assim que os ovos chocam, os progenitores alimentam as crias durante os próximos meses. Em meados do segundo mês, após a eclosão, os progenitores abandonam as crias. Atingem a idade adulta aos três anos de idade.
Estas aves alimentam-se principalmente de peixes e, graças à posição que se encontram na cadeia alimentar, são bastante úteis para a agricultura, pois também se alimentam de anfíbios e insectos, evitando assim aparecimento de pragas que possam destruir determinadas culturas.
A conservação dos habitats é mais do que essencial para esta espécie, uma vez que a Cegonha-preta, não costuma adaptar-se bem a novos meios e, com o aquecimento global, a conservação desses habitats torna-se numa tarefa muito difícil.

Rafael Ovelheiro

Sem comentários:

Blog BoniFrati