quarta-feira, 7 de maio de 2008

Amigos de Estimação

O Bicho–da–Seda

A maioria das lagartas tece casulo dentro do qual se transformam em borboletas.
O fio da seda vem do casulo de uma lagarta chamada «Bicho-da-Seda». O fio de seda é cuidadosamente desenrolado do casulo para um rolo. A meada resultante servirá para tecer seda.



História da Seda

Os primeiros a conhecer a seda foram os chineses. Descobriram que podiam fabricar tecido para fazer roupa. A palavra seda é usada para as secreções de filamentos, produzidas por lagartas chamadas bichos-da-seda.
A descoberta da seda foi aproximadamente no ano 2600 a.C., quando o Imperador chinês Hwang–Te confiou a criação do bicho-da-seda à sua esposa, Hish–Ling–Shi.


A Investigação da Nossa Turma

Com base nesta informação e com muita curiosidade à mistura, a nossa turma adoptou dois bichos-da-seda. Tudo começou quando o nosso amigo Ângelo trouxe para a nossa sala dois bichinhos para tomarmos conta. Eram pequenos e magros. Um era macho e o outro era fêmea. Passado algum tempo, os dois bichos-da-seda ficaram grandes e baptizámo-los. O macho ficou a ser o Zeca e a fêmea a Xana.
Bem, ficaram muito, mas mesmo muito gordos! Acho que cuidámos muito bem deles!!! Demos-lhes todos os dias uma folha de amoreira fresquinha! Um petisco para eles!
Passados mais ou menos 25 dias, fizeram casulo. Entretanto o Ângelo trouxe mais dois bichinhos-da-seda e um deles (um macho), esperto, foi para o casulo do outro (uma fêmea) e fechou-se lá dentro!...
Agora todos têm casulo menos a fêmea, mas a fêmea sem casulo, está a transformar-se em borboleta e não temos dúvidas que ela vai ser uma boa mãe!

Turma 3º / 4º A
Escola E.B. 1 de S. João do Estoril

9 comentários:

Anónimo disse...

Olá malta de S. João,
O vosso trabalho está lindo! Apesar de termos seguido as transformações dos vossos bichinhos, pelo monitor não se vê tão bem como aqui em fotografia.
Estamos preocupados com uma coisa: quando vocês nos trouxerem os dois bichos-da-seda comoo os vamos alimentar? Não temos aqui folhas de amoreira:(
Quando se transformarem em borboletas, vocês vão soltá-los e deixá-los em liberdade?
Gostamos muito de fazer a TeleAula com vocês.
bjs e abraços
A malta do Alcoitão

Raquel Costa disse...

O ciclo dos bichinhos da seda é fabuloso de acompanhar e, faz-nos pensar em como na Natureza tudo está tão bem feito.
No entanto devemos ter atenção na recolha das folhinhas para os alimentar, devemos procurar as maiores e mais altas na árvore. Sabiam que já muitas amoreiras morreram por haver meninos que apanhavam só as mais tenras e pequeninas?

Anónimo disse...

Olá amigos!

Obrigado pelo elogio!
Gostamos muito de fazer este trabalho!Q ainda não terminou...

Não se preocupem que quando receberem os bichos-da-seda também receberão muitas folhas de amoreira!!!Têm é que as guardar no frigorífico como se fosse uma alface!

Estamos ansiosos que se transformem em borboletas para vermos a última etapa da nossa investigação!E claro que os vamos soltar para serem livres!
Quando isso acontecer nós avisamos!

Beijinhos para todos

Malta de S. João

Anónimo disse...

Obrigada pelos conselhos!
temos que dizer ao Ângelo para só colher as folhas mais antigas (maiores e mais altas) da árvore. Nós achamos que ele já faz isso...
Esta semana não houve comunicação. Para a semana, falamos no assunto.
bjs e abraços

Anónimo disse...

Olá a todos.

Há muitas amoreiras em frente ao Aquario Vasco da Gama, e em Algés no jardim!
No nosso atelier pintamos a seda que vêm dos casulos destes bichinhos.Se entretanto quizerem ver a seda já pintada, a vossa visita será um prazer.

sónia disse...

Olá Fátima,
É um gosto tê-la por aqui.Já estive a ver o seu blog e tem assuntos muito interessantes. Parabéns! Obrigada pela ua participação. Irei com os meus jovens do Alcoitão pesquisar o seu local e as pinturas.
Entretanto, espero que os meninos de S. João também lá dêem um salto.
bj
prof.Sónia

Anónimo disse...

Sónia
Estamos por lá aos Sábados de tarde.
Nos dias 30, 31/o5 e 1/06, teremos uma exposição dos trabalhos feitos pelos nossos artistas de palmo e meio.
Se quizerem aparecer.......fica o convite
Bjs

Anónimo disse...

Sónia desculpe-me o abuso. Espreite os nossos posts de 11/02 e 20/02.
Continuação de bom feriado

sónia disse...

Olá Fátima,
Não é abuso nenhum! Vou espreitar. Quanto à ida dos nossos jovens, este ano lectivo já não é possível. A minha colega da escola de S. João do Estoril falou aoas seus alunos e talvez apareçam alguns aí com os pais.
Para o próximo ano lectivo, podemos planificar uma visita de estudo. Depois, entro em contacto.
bj
Sónia

Blog BoniFrati