sexta-feira, 1 de maio de 2009

História do 1º de Maio

No dia 1º de Maio de 1886, 500 mil trabalhadores saíram às ruas de Chicago, nos Estados Unidos, em manifestação pacífica, exigindo a redução da jornada para oito horas de trabalho. A polícia reprimiu a manifestação, dispersando a concentração, depois de ferir e matar dezenas de operários.
Mas os trabalhadores não se deixaram abater, todos achavam que eram demais as horas diárias de trabalho, por isso, no dia 5 de Maio de 1886, quatro dias depois da reivindicação de Chicago, os operários voltaram às ruas e foram novamente reprimidos: 8 líderes presos, 4 trabalhadores executados e 3 condenados a prisão perpétua.
Foi este o resultado desta segunda manifestação. A luta não parou e a solidariedade internacional pressionou o governo americano a anular o falso julgamento e a elaborar novo júri, em 1888. Os membros que constituíam o júri reconheceram a inocência dos trabalhadores, culparam o Estado americano e ordenaram que soltassem os 3 presos.
Nos Estados Unidos da América, o Dia do Trabalhador celebra-se no dia 3 de Setembro e é conhecido por "Labor Day". É um feriado nacional que é sempre comemorado na primeira segunda-feira do mês de Setembro e está relacionado com o período das colheitas e com o fim do Verão.
Na Europa, o "Dia do Trabalhador" comemora-se sempre no dia 1 de Maio.
Os trabalhadores aproveitam este dia para alertar o Governo e outras entidades para algumas das suas necessidades, tais como: direitos dos trabalhadores, aumento de salários e melhores condições.
Rafa

3 comentários:

Dulce Mourato disse...

Olá a toda a Malta,

adorei ler essa explicação do 1º de Maio. Acredito que todas as pessoas devem ter direito ao Trabalho, à Educação, à Liberdade, a cuidados de Saúde e acima de tudo ao Amor. Estou a falar do direito a amar o seu ofício, a sua família, aquela pessoa especial e momentos especiais, portanto "Querida Malta - Meninos e Meninas" aproveitem os dias para aprender e experimentar coisas novas!
Um abraço do tamanho do Mundo para todos!

sónia disse...

Obrigada Dulce pela tua participação. Já tinha saudades tuas...
bj
Sónia

sónia disse...

Boa Rafa! Não fizeste o 25 de Abril, fizeste o 1 de Maio :) Fico contente por estares de volta. Espero que na semana que se aproxima consigamos fazer uma sessão de TeleAula!
bjs grandes

Blog BoniFrati