domingo, 18 de abril de 2010

A História Rabugenta

Num dia de sol e calor passeava um pato pela água e depois encontrou outro pato que disse:
- Queres brincar comigo?
- Não, não posso, tenho de fazer trabalhos.
- Quais trabalhos? Se eu te ajudar é mais rápido.
- Não, eu faço sozinho. Não preciso da tua ajuda. Vai-te embora!
Quando o pato rabugento estava a regressar a casa, apareceu um pato maior do que ele e era ainda mais rabugento e gritou:
- Sai daqui, este é o meu território! Arranco-te essas penas!
- Não, porque assim tenho frio de noite.
- Então, sai daqui!
- Está bem, eu saio, mas detesto patos rabugentos!
- Disseste alguma coisa?
- Não, não disse nada.
Quando chegou a casa, a mãe pata perguntou-lhe:
- Porque é que não tomaste conta dos bebés?
- Fui passear.
- Tu o quê?
E arrancou-lhe as penas e deitou-as para o lago.
Um dia o pato rabugento e grande viu as penas, riu-se muito e resolveu visitar o pato pequeno.
- Acabei de ver estas penas, disse ele.
E riram-se todos e viram o pato sem penas.
O pato aprendeu que não se deve ser rabugento com as pessoas.

Lafton Mendes da Costa
A Malta do Alcoitão

2 comentários:

dianapita disse...

Olá Malta de Alcoitão!

Vou ser um bocado rabugenta e pedir á professora maravilhosa que vos acompanha que coloque as vossas actividades na disciplina em vez de ser só no blog... Gosto mais de lá ir.

Há trabalhos tão bonitos!
Estão todos de parabéns.

Diana

sónia disse...

Olá Dianinha,
Obrigada pela tua participação no nosso blogue! A ideia é mesmo essa: obrigar o pessoal a vir até aqui e comentar!!!
Colocar em dois locais significa trabalho a dobrar e não há tempo para tanto.
Só mostramos os trabalhos mais bonitos que fazemos, porque temos que estudar outras matérias, outros assuntos.
bjs
Sónia

Blog BoniFrati