terça-feira, 17 de maio de 2011

Outro Animal Colorido

Escolhi o peixe-palhaço, porque tive dois dentro de um aquário, em casa.
O que mais gosto nestes peixinhos são as suas cores e a sua forma divertida de nadar. A cor predominante é a cor laranja. Dava-lhes comida sempre que necessitavam, limpava o aquário com uma esponja e tirava as algas. Um dia, fui à cozinha buscar uma banana para comer e, quando regressei ao meu quarto, eles tinham morrido. Fiquei admirado e disse:
_ Morreram num segundo!
Depois, andei triste durante bastante tempo.


Como são os peixes-palhaço?
São peixes coloridos: cor-de-laranja, com riscas brancas ou azuis e uns traços pretos. Nadam de uma forma desajeitada, parece que não sabem para onde vão, por isso têm este nome. Têm a cabeça curta, boca pequena e dentes pouco desenvolvidos.

Onde é que eles vivem?
Chama-se habitat natural ao lugar onde os animais vivem e de onde são naturais.
Os peixes-palhaços vivem nas águas tropicais dos Oceanos Índico e Pacífico, mas podem também ser encontrados no Mar Vermelho.
Gostam de viver em harmonia com as anémonas-do-mar, porque o veneno delas não lhes faz mal, comem mais animais invertebrados (animais que não têm esqueleto interno, como por exemplo, plâncton, algas, camarão e larvas) que sobram das refeições das anémonas.

Vivem bem em cativeiro?
Sim, vivem desde que se tratem com cuidado.
Este peixe mede entre cinco a treze centímetros.
É forte e resistente, integra-se com facilidade e sem complicações na vida de um aquário.

Neste filme, estive a observar um peixe-palhaço num aquário, junto das anémonas que o protegem ao mesmo tempo que ele as limpa do lixo.

Vitor Frazão
A Malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati