sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Festas felizes e sustentáveis

Vamos preservar o meio ambiente?
Viver as festas de uma forma mais sustentável para a carteira e para o Planeta?
Mãos à obra!

Presentes
Não sejas consumista!
Planifica as tuas compras e estabelece um limite de gastos: faz uma lista de presentes, enfeites e alimentos.


• Faz tu mesmo alguns dos teus presentes ou compra produtos artesanais, feitos por comunidades, cooperativas ou de comércio justo, objetos feitos de materiais reciclados.
• Diminui a utilização de embalagens, preferindo as que possam ser reutilizadas.
• E que tal dar algum do teu tempo, em vez de presentes materiais? Visitar um amigo, um lar de idosos e levar um bolinho caseiro, contar uma história, dizer um poema, cantar uma canção, no fundo, passar umas horas a conversar com pessoas que estão mais sós ou que já não vês há muitos meses.
• Podes também oferecer presentes baratos e bonitos, como por exemplo, vasos de plantas, biscoitos, compotas, docinhos, um bolo caseiro.
• Para as crianças, evita brinquedos movidos a pilhas, pois estas poluem o ambiente.
• Se puderes, reúne com os teus pais, vizinhos e familiares e dá brinquedos, roupa e outros objetos que já não queiras a instituições que necessitem.


Decorações

• Em vez do pinheiro natural, que tal substituir a tua árvore por uma construída por ti com materiais recicláveis? Há muitas ideias na internet, na tua cabeça e na dos teus amigos, familiares, professores e educadores.
• Se quiseres um pinheiro verdadeiro, então compra um pequenino e planta-o, preserva-o durante o ano de 2012, replanta-o e, no próximo Natal, estará mais alto e oferecer-te-á mais espaço para as tuas decorações.
• Os enfeites da árvore também podem ser do Natal do ano passado ou feitos a partir de materiais recicláveis ou desperdícios como tampinhas, caixinhas, fitas de presentes que te ofereceram…
• O presépio pode ser elaborado com figuras da tua autoria. Acredita que terão muito mais valor, principalmente se for uma tarefa realizada em família ou com os amigos (repara no nosso :)
• Se quiseres comprar um presépio novo, procura os artesanais ou feitos de materiais recicláveis. Procura uma cooperativa de artesanato e compra um presépio artesanal, com peças de cerâmica, madeira, tecido…
• Não utilizes muitas luzes na árvore de Natal e dá preferência a lâmpadas de baixo consumo. Não te esqueças de apagá-las antes de dormir. Os outros ambientes podem ganhar uma iluminação com velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e arroz (alternativa à parafina, derivada do petróleo).
• Experimenta construir os teus próprios postais com papéis e cartões de caixas de bolachas ou de presentes, ráfia, lã, bocados de tecidos velhos… As palavras serão sempre o mais importante.


Comida

• Pede aos teus pais para não comprarem mais do que é preciso para as refeições das festas. Este ano, o Natal é num domingo, por isso há uma semana inteira para ir à mercearia da zona comprar algo de que se tenham esquecido.
• Não comas em excesso e diz aos teus familiares mais velhos para não beberem também em excesso: faz mal, engorda e pode causar acidentes de viação entre outros problemas.
• Aproveita as sobras da comida para fazer outros pratos saborosos. A tua avó saberá, com toda a certeza, receitas maravilhosas.
• Economiza água e luz e não te esqueças de separar o lixo e colocá-lo no ecoponto.
• Utiliza louça de porcelana e guardanapos de tecido que podem ser reutilizados.

A malta do Alcoitão deseja festas felizes!

A nossa árvore vermelha para 2012



A malta do Alcoitão

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Postais de Natal

A turma do PCA1, da Escola de Alcabideche, elaborou estes bonitos postais. Eles são os nossos colegas de videoconferência e nós gostamos muito de falar com eles e com a professora Isabel Nunes.





A malta do Alcoitão

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fotografias do nosso trabalho



Ângela, Carlos, Diogo, Lassana, Tallita, Vanessa
A malta do Alcoitão

Paisagens Passageiras


Hole in Leaves Sinking (1987) de Andy Goldsworthy

Alguns artistas não se limitam a pintar paisagens e outros locais. Fazem arte do próprio local, usando folhas, pedras, relva ou que encontram na natureza.
Estas folhas vermelhas foram agrupadas por um artista. Ele sabia que esta forma não duraria muito, pois a água rapidamente levou as folhas para outros sítios. Esta fotografia é a única prova do seu trabalho.
Elaborámos uma paisagem temporária com umas cadeirinhas utilizadas no século XVII ( para transportar as damas da corte, os bispos e os abades) que construímos a partir da oferta dos moldes que o Museu Nacional dos Coches nos ofereceu através da Fundação do Gil. Com pedras, flores de plástico e tufos de papel crepe criámos um jardim desta época que durou 30 minutos, pois tivemos que arrumar tudo, depois da professora Sónia tirar as fotografias. Foi pena!
As nossas fotografias estão no próximo post.

Ângela, Diogo, Lassana, Carlos, Tallita
A malta do Alcoitão

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A propósito do livro de Shaun Tan #2

As árvores de folhas vermelhas são das mais lindas encontradas na natureza e chamam muito a atenção com essa beleza. Apesar das árvores de folhas vermelhas serem muito raras ainda é possível observá-las em alguns caminhos como os de serra.
Algumas pessoas dizem que, quando abraçamos uma árvore de folhas vermelhas, ela passa-nos energia, revigorando o corpo para caminhadas longas e cansativas.

Árvores de folhas vermelhas:

O bordo japonês é uma árvore com folhas vermelhas.
Altura: varia entre os 6 e os 10 metros. Em alguns casos, pode chegar até a 16m, mas é raro.
Folhas: 4 cm de comprimento e 12 cm de largura.
Nome em latim: Acer palmatum
Características: é uma das melhores espécies para fazer bonsai, dado o tamanho das suas folhas, que fica muito facilmente proporcional ao tamanho da planta. A coloração das suas folhas sofre alterações bastante intensas ao longo das estações do ano, variando desde verde vivo, passando por amarelo e chegando a vermelho intenso antes da queda da folha no outono.
A planta requer sombra parcial ou total, principalmente durante o período da tarde, que é quando o calor se torna mais intenso. Deve proteger-se do vento todo o ano.
O bordo japonês aguenta bastante bem o frio, desde que não esteja ao vento. Se estiver a uma temperatura superior a -10 °C não haverá problema. Se houver calor excessivo durante o inverno, a árvore pode perder a folha demasiado cedo.
O bordo é uma árvore do género Acer. Existem aproximadamente 125 espécies, a maioria das quais têm a sua origem na Ásia, mas existem várias espécies na Europa, em África e na América do Norte.
A palavra Acer deriva de uma palavra latina que significa "agudo" (referindo-se às pontas características das folhas).
Da seiva da árvore é produzido um xarope, consumido principalmente com torradas e panquecas.


Curiosidade:
A bandeira do Canadá apresenta uma folha vermelha de bordo estilizada.
A malta do Alcoitão

A propósito do livro de Shaun Tan #1

Árvore Vermelha, 1908


Pieter Cornelis Mondrian nasceu em Amersfoort, na Holanda, estudou na Academia de Belas Artes de Amesterdão de 1892 a 1895 e depois começou a pintar. Os primeiros trabalhos de Mondrian foram pinturas de paisagens calmas em tons de suaves cinzentos, cor de malva e verdes escuros. Por volta de 1908, sob a influência do pintor holandês Jan Toorop, começou a experimentar cores mais brilhantes e criou uma série de pinturas de árvores e flores nas quais desenvolveu um estilo cada vez mais abstrato.
Piet Mondrian, nome pelo qual é mais conhecido, morreu em 1944, na cidade de Nova Iorque. É considerado um dos artistas mais importantes do século XX.




"Amaryllis”
Mondrian, 1910



A malta do Alcoitão

As palavras são cores

As palavras que se seguem estão presentes na história “A árvore vermelha” de Shaun Tan. Que cores te sugerem cada uma delas?

Rio Azul
Dia Amarelo,
azul escuro
Ninguém te compreendeCastanho, cinzento
Montanhacastanho,
verde
Tristezabranco, preto, azul,
cinzento
Mundo azul, multicolor
Máquinacinzento,
vermelho
Esperarlilás e verde
Coisas boasvermelho, cor-de-rosa
Coisas terríveisnegro, cinzento
Árvoreverde, castanho,
vermelho
Calmaverde, cor-de-rosa, cinzento


Ângela, Carlos, Tallita, Nuno
A malta do Alcoitão

A ilustração preferida

Procurámos a folha vermelha que existe em todas as ilustrações do livro de Shaun Tan. A Ângela foi a mais rápida a encontrar, mesmo naquelas imagens em que estava muito escondida.
Escolhemos três desenhos do autor, dissemos nomes, adjetivos e um verbo para depois elaborarmos legendas para cada um.

Pessoas, peixe, prédios, andar, cinzento
A menina andou junto aos prédios e encontrou um peixe cinzento, um monstro que é a tristeza, porque chora.


Cidade, prédios, caixote do lixo, subir, feio e confuso
A cidade onde a menina mora tem prédios, caixotes do lixo e é feia e confusa.


Árvore, menina, cama, aberta, vermelha, entrar, ver
A menina entrou no seu quarto pela porta aberta e viu uma árvore vermelha junto da cama.


Nuno, Tallita, Ângela


A malta do Alcoitão

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O dia dos adjetivos

Lemos a história, observámos atentamente as imagens. Todos gostaram da menina de cabelo ruivo e também nós acordámos tantas vezes tristes e sem vontade para nada! Ou porque a mãe ralhou connosco, ou porque tivemos negativas, ou porque ninguém acredita naquilo que dizemos e nos compreende, ou porque os nossos amigos e familiares estão longe...
Os nossos colegas da TeleAula (a turma PCA1 da Escola de Alcabideche) também falaram das suas tristezas, durante uma videoconferência.

Mas a história, embora triste, acaba bem, porque a menina encontra uma árvore vermelha linda no seu quarto que lhe traz a esperança e o sorriso ao rosto. Pensamos que é a árvore dos sonhos e dos desejos.

Caracterizámos física e psicologicamente a personagem desta história e aprendemos o significado da classe dos adjetivos. Ficou assim o nosso trabalho:
O Lassana foi o único que não gostou da história, mas não quis dizer a razão. A professora Sónia ficou triste por ele não explicar. Os professores também têm dias de tristeza e falaram daquilo que os faz ficar tristes: a guerra, a injustiça, a perda de amigos e familiares, a doença, a violência entre os alunos na escola, entre outras coisas.

Ângela, Diogo, Carlos, Lassana, Tallita
A malta do Alcoitão

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A árvore vermelha

Para chegarmos à árvore de Natal, tivemos um encontro prolongado com o livro-álbum "A árvore vermelha" de Shaun Tan.
Olhámos para a capa do livro e vimos:


  • dois chapéus num lago;

  • uma estrela;


  • um castelo virado ao contrário com uma menina dentro de chapéu;

  • um barco com uma menina num rio;


  • uma folha.
Em seguida, escrevemos, em grupo, uma história baseada apenas na imagem da capa e no título do livro que ficou assim:



A árvore vermelha


Uma menina de cabelo vermelho, chamada Maria, foi dar um passeio ao lago Lilás.
Como não tinha um barco, pediu ajuda à sua amiga para fazer um de papel, mas o barco por estar vento andou à deriva e a Maria perdeu-se.
Depois de alguns minutos, o barco parou num lugar assustador, uma gruta onde havia morcegos e crocodilos gigantes que mais pareciam dragões.
Quando viu aqueles bichos horrorosos deu um grito e remou com uns lápis que trazia consigo.
Entretanto, viu uma folha vermelha em cima de lago e seguiu-a até encontrar uma árvore cheia de folhas vermelhas. Era a árvore dos desejos.
A menina pediu:
_ Por favor, concede-me seis desejos!
Primeiro, ter um barco mais forte para poder chegar a casa em segurança;
Segundo, ser inteligente;
Terceiro, ter saúde e andar;
Quarto, um diamante para oferecer à minha mãe;
Quinto, acabar com a fome no mundo;
Sexto, todas as pessoas do mundo sejam felizes para sempre.
Como a Maria era bem-educada, a árvore vermelha concedeu-lhe os seis desejos e disse-lhe:
_Para a próxima tem cuidado! Não andes sozinha por aí!

Ângela, Diogo, Lassana, Nuno e Tallita

A Malta do Alcoitão
Blog BoniFrati