segunda-feira, 5 de maio de 2014

O saber nunca ocupará lugar

Lemos um artigo, na revista "Quero saber" que também tem a sua versão online, sobre as diversas formas que as plantas têm para perpetuar a sua espécie. Deixamos aqui o nosso testemunho sobre o que mais gostamos.
A partir deste trabalho, fizemos, durante uma videoconferência com o PCA1 da escola de Alcabideche, um jogo para testar os nossos conhecimentos.

A maior parte dos nossos alimentos começa por ser uma semente: o pão, o arroz, a fruta, os legumes, entre outros.
As plantas para assegurar a sobrevivência da sua espécie espalham as suas sementes, porque, se as deixassem simplesmente cair, seria uma péssima estratégia, pois a sombra iria impedir o seu crescimento.
Logo, as plantas recorrem a mecanismos externos para dispersar as suas sementes (as técnicas de dispersão), como por exemplo:

1 - Há plantas que têm pelos à sua volta ou uma espécie de asas, por isso são levadas com facilidade pelo vento para outros locais onde podem germinar.
Por exemplo: o dente-de-leão.
Dente-de-leão
2 - Há plantas que têm sementes com um revestimento pegajoso ou com espinhos que se agarram aos pelos dos animais, às nossas roupas e são levadas para outros sítios.
Por exemplo: a garra-do-diabo.

3 - Há plantas que vivem junto aos rios e ao mar, por isso as suas sementes são flutuantes e vão com a corrente e as marés para outras lugares, chegando mesmo a percorrer grandes distâncias.
Por exemplo: o coqueiro.

4 - Há plantas que têm sementes comestíveis que os animais adoram comer, por isso são levadas por formigas e esquilos para outros sítios. Os animais não comem tudo e elas acabam por germinar.
Por exemplo: carvalho com as suas famosas bolotas.

5 - Há plantas cujos frutos secam e, quando as paredes aumentam de tamanho (dilatam), o fruto abre-se como uma pequena explosão e projetam as suas sementes para muitos metros de distância.
Por exemplo: o fruto do pepino-de-são-gregório, a maria-sem-vergonha.

CURIOSIDADES

A maior semente do reino vegetal é a do coqueiro do mar, nas Seychelles, que chegam a pesar mais de 18 kg.
Um menino transporta a semente do coco-do-mar.

A menor semente do reino vegetal é a semente de certas orquídeas tropicais que parecem pó: uma cápsula pode conter três milhões de sementes. 
A flor orquídea
A cápsula que contém milhares de sementes








Sem comentários:

Blog BoniFrati