sábado, 23 de fevereiro de 2008

A Propósito dos Sentimentos

Apesar de ser enorme, não resisti a postar este texto que a Catarina (educadora estagiária) me trouxe e que achei muito divertido e resolvi chamar "O Jogo das Escondidas".

Consta que, há muitos anos, se reuniram, num determinado ponto da terra, todos os sentimentos, qualidades e defeitos do ser humano.
Quando o ABORRECIMENTO tinha já reclamado, a LOUCURA, como sempre tão louca, propôs
_Vamos brincar às escondidas?
A DESCONFIANÇA levantou, intrigada, a sobrancelha e a CURIOSIDADE, sem se poder conter, perguntou:
_Às escondidas? Mas como é isso?
_É um jogo - explicou a LOUCURA - em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão, isto enquanto vocês se escondem. Quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar, ocupará o meu lugar para continuar o jogo.
Logo o ENTUSIASMO dançou de alegria, seguido pela EUFORIA. A VERDADE deu tantos saltos que acabou por convencer a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.
Porém, nem todos quiseram participar. A VERDADE preferiu não se esconder.
_ Para quê? - interrogou-se - se, no final, todos me encontram?
A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era a ideia não ter sido dela). A COBARDIA preferiu não arriscar...
_Um, dois, três, quatro… - começou a contar a LOUCURA.
A primeira a esconder-se foi a PRESSA que, como sempre caiu na primeira pedra do caminho. A FÉ subiu ao céu e a INVEJA escondeu-se atrás da sombra do TRIUNFO que, com o seu próprio esforço, tinha conseguido subir ao cimo da árvore mais alta. A GENEROSIDADE quase não conseguiu esconder-se, pois, cada local que encontrava, parecia-lhe maravilhoso para oferecer a alguns dos seus amigos: se era um lago cristalino, seria ideal para a BELEZA; se era a copa de
uma de uma árvore, seria perfeito para a TIMIDEZ; um voo de borboletas, sem dúvida, o melhor para a VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE; acabou por se esconder num raio de sol. O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom
desde o início. Ventilado, cómodo, mas apenas para ele. A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano (era mentira, na realidade, escondeu-se atrás do arco-íris), a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões. O ESQUECIMENTO, desconhece-se onde se terá escondido. Mas isso nem sequer é o mais importante
Quando a LOUCURA estava já no 999 999, o AMOR ainda não havia encontrado um local para se esconder, pois todos já estavam ocupados, até que encontrou uma rosa e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre as suas pétalas.
_Um milhão - acabou por contar a LOUCURA. E logo começou a busca.
A primeira a ser encontrada foi a PRESSA, apenas a três passos da pedra. Depois escutou a Fé a discutir no céu sobre a Teologia. De imediato sentiu vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões. Num descuido encontrou a INVEJA e, claro, logo deduziu onde estava o TRIUNFO. O EGOÍSMO, nem sequer houve necessidade de procurá-lo, pois ele mesmo, sozinho, saiu disparado do esconderijo, que, em boa verdade, era apenas um ninho de vespas.
De tanto caminhar, sentiu sede, ao aproximar-se de um lago, descobriu a BELEZA. A DÚVIDA foi ainda mais fácil, pois encontrava-se sentada numa cerca sem decidir para que lado se haveria de esconder.
E assim foi encontrando todos os restantes: o TALENTO entre a erva fresca; a ANGÚSTIA, numa cova escura, a MENTIRA atrás do arco–íris (mentira, estava no fundo
do oceano) e até o ESQUECIMENTO, que já se havia esquecido, estava a brincar às escondidas. Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local. A LOUCURA procurou atrás de cada árvore, em baixo de cada pedra e em cima de todas as montanhas. Quando estava a ponto de se dar por vencida, encontrou um roseiral.
Pegou numa forquilha e começou a mover os ramos. No mesmo instante, escutou um grito doloroso… Os espinhos tinham ferido o AMOR nos olhos. A LOUCURA não sabia o que fazer para se desculpar. Chorou, implorou, pediu perdão e até se ofereceu para o guiar.
Foi desde então, ou seja, desde que, pela primeira vez, se brincou às escondidas na terra, que o AMOR é cego… e a LOUCURA sempre o acompanha.

Fati e Rafa (A Malta do Garcia de Orta)

5 comentários:

Anónimo disse...

olá malta!!
nós sabemos que ultimamente as nossas visitas não estão a ser tão frequentes como gostaríamos, mas nestes dias tem sido só testes e estando nós no 12º ano não podemos facilitar com as notas porque para o ano se tudo correr bem estaremos na faculdade!Acreditem que estamos a morreeeeeeeeeeeeeeeeeer de saudades vossas!!!Prometemos passar aí mais uma tarde convosco assim que houver uma folga entre os estudos, e preparem-se porque temos uma surpresa =D beijinhos enormes para todos, não só meus mas de todo o grupo.
Ass: Joana

sónia disse...

Olá Joana,
Compreendo perfeitamente a tua/vossa situação e só vos desejo so melhores resultados. Vida de estudante!
Ainda hoje pensei em vocês, embora esteja sem pc e nem as vídeo-conferências esteja a conseguir fazer. Estive a trabalhar com o Carlos e vamos fazer um trabalho sobre os animais em vias de extinção. Talvez o lobo ou o elefante seja o animal escolhido por ele. Quando fomos à net para pesquisar...nada de net!!!! Segundo o técnico de informática, trata-se de um problema com as linhas telefónicas...
Espero com grande curiosidade a vossa surpresa. Vocês são o máximo! Jovens assim tb estão em vias de extinção LOL
Bjs para todos e continuação de um óptimo trabalho.
Sónia
P.S. Se amanhã já tiver net, mostro o teu comentário ao Carlos.

sónia disse...

Olá Fati,
Grande texto!!! Já conhecia. Está muito engraçado! O amor é cego! Cego e não só ;)
Já tenho saudade dos posts do Rafa!
Hoje tivemos a reunião na escola sobre as aulas do Rafa.
Continuo sem o pc da TeleAula. A continuar assim, na 4ª feira, não há comunicação. Que desespero! Tanta coisa para fazer e temos um equipamento da Idade Média!
bj
Sónia

SaraCosta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SaraCosta disse...

Olá... é sempre bom recordar este texto... às tantas até nos esquecemos dele e da cegueira do amor :)
Beijinhos para todos... passem na nossa disciplina do Moodle também tem novidades.

Sta Sara

Blog BoniFrati