quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Pobreza, Poverty, Pauvreté



Fotografias de Robert Caputo

As pessoas são pobres por causa da guerra, porque vivem sozinhas, porque não têm dinheiro, roupa, comida, água potável. A guerra é um demónio que entra nos seres humanos e torna-os maus e agressivos com outros seres humanos. Quem mais sofre com a guerra são as crianças, as mulheres e os idosos. A pobreza vem depois da guerra e traz doenças. Devemo-nos juntar e viver como irmãos.
A professora levou-nos a um sítio de um fotógrafo, Robert Caputo, e vimos muitas fotografias. Escolhemos estas duas que nos impressionaram muito, pois informam e denunciam situações de fome e sofrimento na Somália, devido a uma guerra civil. Ficámos chocados e comovidos com o que vimos. Percebemos que há gente no Mundo que não tem nada para comer e que sobrevive à custa de outros povos que os ajudam, por exemplo, atiram sacos de arroz e farinha através de helicópteros.
Palavras como solidão, compaixão, solidariedade apareceram na nossa cabeça.

Desenho de José Pádua
Vamos continuar a trabalhar o tema da pobreza nos próximos dias. O que podemos fazer para ajudar estas pessoas? Consultem estes sítios e podem começar a actuar!

Free Rice

Fair Trade

The Hunger Site

The Hunger Site

Malam, Ana Patrícia e Lassana
A Malta do Alcoitão

3 comentários:

Anónimo disse...

Sónia
Este fim de semana temos exposição de sedas na SIMECQ.
Está tudo no nosso blog, a partir de amanhã....
bjs

Anónimo disse...

A pobreza é injusta, com tantas pessoas que tem montes de dinheiro e não sabem o que fazer com ele há pessoas que nem dinheiro para comer têm..
Todos os paises têm pobreza alguns mais que os outros no nosso país há pessoas que vão para a cama sem comer e agora com a crise mundial cada vez há mais...
Adorei este trabalho fez-me pensar...
bjx pa todos do alcoitão

Raquel Costa disse...

Pois sim, por isso é que me incomodo quando um dos meus filhos desdenha da comida que pomos no prato e, sempre lhes digo que têm que dar graças pelo prato cheio pois há muitos meninos que nem sabem o que é um copo de leite, pão ou mesmo água, já um me respondeu "caramba, dizes sempre isso..."

Blog BoniFrati