quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Olha o Passarinho!

Fotografia de cherrypinkho

Como ontem foi o Dia Mundial da Música, a Rosa trouxe um vinil (um disco antigo) com música popular portuguesa. O Malam gostou muito desta música e a professora Sónia disse que o poema era interessante, por isso vamos estudá-lo:

Olha o passarinho!
Que bem que ele canta!
Quando está cantando,
Tem uma guita (rra)
Dentro da garganta.

É um rouxinol.
Quer fazer o ninho
E cantar sem medo
Dentro do balse(do).
Olha o passarinho

A moda está alta;
Não lhe posso chegar
Ponham-na mais baixinho,
Mais devagarinho,
Que eu quero cantar!

Oh, que lindo bando
De pombinhos bravos!
Comem a boleta
E a azeitona pre(ta)
Por esses montados.

Baixo Alentejo
"Pelo Toque da Viola" dos Terra a Terra

Esta música é tocada com viola, violão e bandolim.
Elaborámos uma pesquisa sobre estes instrumentos na net e achámos que são muito parecidos uns com os outros, embora emitam sons diferentes. O bandolim, que não conhecia, é um instrumento musical que apareceu em Itália no século XVI. Tem a forma de uma pêra e as costas abauladas e oito cordas agrupadas duas a duas.
Estas músicas fazem lembrar-me as Cantigas de Amigo e de Amor que D. Dinis escreveu. Sei que estas poesias existem e surgiram na Idade Média, porque no 5º e no 6º anos a minha professora de História levou um cd para a aula para ouvirmos.



Um bandolim
Alguém nos sabe dizer qual é a diferença entre um violão e uma viola? Se souberem, escrevam nos comentários.
Deixamos aqui um lugar onde podem encontrar notícias sobre música.
Bárbara Santos, 13 anos
A Malta do Alcoitão

4 comentários:

Activ@Mente disse...

Gostei imenso do vosso Blog!

Espero que não se importem que o adicione ao nosso!

:)

sónia disse...

Com muito gosto!!! Também vamos adicionar o vosso ao nosso ;)

Anónimo disse...

Sónia estou a ver que o trabalho por aí anda como sempre cheio de dinâmica!
Beijos para todos

Anónimo disse...

eu eu não concordo que o texto seja olha o passarinho acho horrível ponto final.

joana alves

Blog BoniFrati