quarta-feira, 17 de junho de 2009

Palavras Complicadas

Fomos para o jardim do nosso hospital e ouvimos uma história sobre uma flor que ficou grande, muito grande. A história "A Maior Flor do Mundo" do escritor José Saramago foi contada pela professora Sónia que, em conjunto com as educadoras Marta e Susana, fez alguns jogos connosco.
O que mais gostei foi o das palavras complicadas. No início do conto, o narrador diz que "As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas."
Então, a professora pediu para dizermos palavras que achássemos complicadas. Aqui seguem as palavras que o Elói, o Luís, a Nádia, o Paulinho, o Pedro, o David, o Rúben, eu, a professora, as educadoras e algumas mães disseram:

obstáculo
paralelepípedo
camioneta
otorrinolaringologista
orangotango
dermatologista
profiteroles
solidariedade
semilhas
rádio
perplexo
supercalifragilisticoexpialidoso
abacadabra

Também descobrimos o significado de cada palavra. As mais difíceis: semilhas que significa batatas na Madeira e supercalifragilisticoexpialidoso que a professora Sónia diz que pode ser aquilo que nós quisermos e aparece no filme Mary Poppins.
Foi uma tarde supercalifragilisticoexpialidosa!






Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

4 comentários:

Rafael disse...

Malta, gostamos da vossa postagem e principalmente do jogo das palavras dificeis; aqui fica a nossa pequena contribuição-esternocleidomastoideo (nome de um músculo do corpo humano)sulfametaxozol (antibiótico)cerilhas(fósforos em tras os Montes)empancar (deixar de funcionar)bejuse(carcaça-pão)etc etc...

beijinhos faty e rafa

sónia disse...

Olá Rafa! Cada palavrão! Gosto de cerilhas que me faz lembrar ceras nos ouvidos, mas já vi que não é :))))))
Beijos e vão falando e postando também

Rafael disse...

Professora Sónia

Ainda bem que gostou dos nossos 'palavrões'; Agora como tenho pouco que fazer sobra-me muito tempo para pensar e lembrei-me de muitas palavras algumas usadas na terra dos meus pais.A prof Fátima lembrou que para o ano poderiamos fazer um jogo desse tipo(acho que já fizemos um parecido).O que acha da ideia? Vou deixar aqui algumas palavras que pesquisamos aqui no centro com o pessoal, para aguçar a curiosidade: pana, suera, chumela, pitas, perros, moletes...
beijinhos meus e daprof faty

Anónimo disse...

Aprendi muito

Blog BoniFrati