terça-feira, 9 de junho de 2009

Tréculas

Este instrumento musical chama-se tréculas e pertence à família dos idiofones cujo som é obtido pela vibração de todo o corpo instrumental, batendo, agitando ou raspando. Outros exemplos destes instrumentos: as maracas, a pandeireta, o triângulo (ferrinhos), sinos e reco-reco entre outros.

Utilizei 10 tábuas rectangulares de madeira enfiadas e ligadas por um cordel, com duas pegas nas extremidades. Para o instrumento soar bem, separei as tábuas com rodelas feitas de tampas de canetas, por isso se vêem tantas cores.
As tréculas são utilizadas nas festas populares das aldeias e também nas festividades dedicadas à semana Santa (semana antes da Páscoa), no Minho.

Quero agradecer ao Grupo Educacional a ajuda que me deu na elaboração deste trabalho que me serviu para a avaliação na disciplina de Educação Musical.

Segue um pequeno filme feito no Alcoitão que demonstra como se toca este instrumento e o som que produz.





Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

3 comentários:

Tiagolas disse...

Eu adorei fazer este trabalho.
Foi mais uma coisa que eu aprendi.
Adorei mesmo.
obrigado educadoras,
e professora sónia.
xau bjx

sónia disse...

Do que eu mais gosto no filme é de alguém que pede ao Carlinhos para não mexer ali!!! :)))))
Que tal fazermos um filme sobre o silêncio e um berbequim? Deixo-te aqui este desafio, Tiago!
bjs, bom fds prolongado em terras algarvias e até 2ª feira

Fatima disse...

Este instrumento é muito interessante.

Blog BoniFrati