sábado, 6 de março de 2010

Para que não volte a acontecer!

Ao longo da história da Terra várias espécies de animais desapareceram. Entre os motivos para essa extinção, podemos citar as catástrofes naturais, competições entre espécies, evoluções adaptativas, extensos períodos de calor extremo ou frio, etc.
No entanto, o maior responsável pela extinção de tantas espécies talvez seja o Homem. Segundo dados da WWF (Fundo Mundial para a Natureza), houve uma queda significativa na quantidade de espécies entre os anos de 1970 a 1995. Só nesse período, 35% dos animais de água doce e 44% dos animais marinhos foram completamente extintos. Infelizmente parece que o ser humano moderno não conseguiu ainda estabelecer um convívio harmonioso com a natureza. Já que estamos a falar em “Animais em Perigo de Extinção”, para que no futuro possamos impedir estes tristes desaparecimentos e para provar que o assunto é mesmo sério e grave vou referir um animal, mais propriamente uma ave, o Dodô, que, infelizmente, foi extinta há quase 200 anos. Pesava cerca de 23 kg e media aproximadamente 50 centímetros de comprimento. Esta simpática ave, que muitos consideravam feia, devido à sua aparência um pouco desajeitada (talvez daí a minha simpatia por ela) vivia em pequenas ilhas do Oceano Índico, como as Ilhas Maurícias e Reunião. O Dodô não voava e, segundo parece, convivia bem com os humanos e não fugia deles. Daí que os marinheiros, talvez os Portugueses, que foram dos primeiros povos europeus a chegar a essas ilhas, as apanhassem e se alimentassem da sua carne contribuindo para a sua extinção, juntamente com outros animais (porcos) por eles introduzidos e que também apreciavam a sua carne. O Dodô foi visto pela última vez nas ilhas Maurícias e actualmente existem somente alguns ossos e crânios que estão expostos em alguns museus da Europa.

Rafael Ovelheiro

1 comentário:

sónia disse...

Olá Rafa, estou tão contente com o teu trabalho!
Ficámos muito interessadas no assunto do dodô e fizemos uma analogia com este bicho tal como com os outros que depois vamos colocar aqui num slideshare. Sabes o que este bicho nos lembra? Uma velhinha com lenço na cabeça e uma mulher de avental a fazer limpezas! As minhas meninas são assim mesmo! Vais conhecê-las em breve! Bj

Blog BoniFrati