quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quando os Desenhos Aprenderam a Andar

No dia 8 de Junho, participei numa apresentação de imagens em movimento.


A Raquel e o Nuno, do Centro de Artes - No Mundo da Lua, vieram ao CMRA a convite da professora Sónia e apresentaram o seu trabalho na sala da educação para que todos pudessem participar.
Havia máquinas que se moviam e nós espreitávamos por buracos e frestas e víamos desenhos a mexerem-se.
Os instrumentos de que eu mais gostei e fixei o nome foram o taumatrópio e o zootrópio. Estes dois nomes são difíceis de dizer, mas os outros ainda são mais e não consegui decorar.
Estes brinquedos são muito antigos e apareceram nos séculos XVIII e XIX, antes do cinema.
Vou apresentar os nomes de alguns objectos e o seu significado.
O taumatrópio significa que faz milagres ou maravilha giratória e trata-se de um brinquedo simples, por isso, nós estivemos a fazer alguns com dois discos de cartolina e colagens. Foi divertido! Depois, vamos colocar aqui no nosso blogue.
O zootrópio significa a roda da vida e vem de animal (zoo) e acção de voltar (tropos), foi inventado por William Horner, e lembro-me que o Nuno explicou que as fitas com os desenhos se compravam para se conseguirem observar desenhos diferentes e eram baratas. Ainda vimos o fenacitoscópio ou fantascópio e significa que engana a vista. Tem um espelho onde se reflectem as imagens em movimento.
Gostei muito de espreitar no buraco de uma caixa que tinha uma imagem que ficava de dia e de noite, sempre que o Nuno tapava com uma placa de madeira.
As imagens que vimos foram bailarinas, um esqueleto a dançar e um macaco aos pulos. O Pedro até deu nome aos bonecos, tipo Capitulina, Bonifácio e Gestrudes.

Num "flipbook" - livrinho pequeno com imagens nas folhas e, quando se folheia muito rápido, os desenhos movimentam-se como no cinema - estava um homem barrigudo e, depois, aparecia uma mulher que o abraçava e a barriga desaparecia.

Agradecemos ao Nuno e à Raquel a paciência e o jeito para nos ensinar. Todos os jovens e crianças participaram e gostaram muito. Eu adorei!

Vítor Frazão








A Malta do Alcoitão

1 comentário:

Raquel Costa disse...

Obrigada Malta!!! Foi muito bom ter partilhado convosco este sonho!

Blog BoniFrati