Lemos um texto de Alice Vieira, retirado do seu livro "Viagem à roda do meu nome", que narra a história do Abílio, um rapaz que detesta o seu nome.
Junto dos nossos pais e família, vamos tentar saber a razão por que nos puseram os nossos nomes e prometemos que vamos revelar.
Entretanto, imaginámos que o nosso nome seria uma terra. Observámos um globo terrestre e escolhemos um local junto de um continente e no meio de um oceano. Desenhámos e demos características ao nosso nome.
A Ilha Rebeca fica situada no Oceano Pacífico, em frente ao estado de Califórnia, na América do Norte. Tem cem habitantes. A vegetação é composta por duas grandes florestas, uma montanha e uma praia. As pessoas alimentam-se de uvas, laranjas, pera-abacate e peixes. Existem animais como o urso pardo, veados, esquilos e coelhos.As Ilhas Diogo, Filipe, Rocha e Graça ficam no Oceano Índico, em frente a Moçambique, perto do continente africano. Têm cinco habitantes que se alimentam de bananas, abacates, batatas e carne. Nestas ilhas, existem florestas onde vivem girafas, elefantes e leões. Nas ilhas mais pequenas há muitas praias.
A Ilha David tem mil habitantes, vinte barcos, cinquenta escolas e fica situada no Polo Norte, junto à Gronelândia. A sua vegetação chama-se tundra. As pessoas alimentam-se de peixe, pão, leite, fruta e sopa. Os principais animais que fazem parte da fauna desta ilha são as focas, os ursos e peixes de várias espécies.
David, Diogo, Miguel e Rebeca
A malta do Alcoitão
1 comentário:
Adorei este vosso trabalho. Parabéns!
Se o meu nome fosse um sítio... estaria em África com toda a certeza :)
Enviar um comentário