quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Um peixe com um sorriso



Depois de visionarmos este filme baseado numa obra escrita e ilustrada pelo escritor e ilustrador tailandês Jimmy Liao, escrevemos uma história onde o narrador tinha que ser o peixe. Falámos sobre as principais características do texto narrativo e, depois, foi mãos à obra! Esperemos que gostem da nossa versão.

O homem e o seu peixe sorridente

Eu, Bagre, nasci no mar de Cascais e fui apanhado por um grupo de pescadores, por isso passei a viver num aquário grande, numa loja de animais, na bela estrada desta vila.
Estava aborrecido, quando vi um homem que passava todos os dias em frente à minha nova casa-prisão. Ele olhava para mim, porque eu fazia barulho no vidro do aquário e sorria.
Num dia de chuva, ele passou pela loja a beber vinho e caiu no chão. Percebi que este homem sofria e precisava de uma companhia agradável.
Na manhã seguinte, ele entrou na loja, comprou-me e levou-me para casa num aquário redondo. Fazia todas as atividades diárias com ele: comia à mesa, tomava banho, via televisão e dormia no seu quarto.
Vivia irritado, triste porque o espaço era ainda mais pequeno do que o aquário da vila.
Graciano, o meu dono, era feliz, mas eu não!
Através do meu pensamento, Graciano teve um sonho. Sonhou que ia atrás de mim até uma floresta sempre com um ar muito alegre, lembrou-se dos tempos em que era criança e resolveu ir nadar comigo para um mar grande. Nesse sonho, obriguei-o a imaginar que estava num aquário redondo como o meu. Graciano detestou essa sensação, pois não tinha espaço para nada.
Acordou aflito. Ficou a olhar para mim durante uma hora até que resolveu fazer uma viagem ao mar e libertar-me.
Foi a minha satisfação completa, porque tinha espaço para fazer tudo o que queria e que precisava.
Graciano continuou a viver na sua casa e vinha visitar-me de barco. Eu nadava e saltava como um golfinho. Dei-lhe um beijo e ficámos amigos para sempre, cada um na sua casa.

Isnaba e Bruna
A malta do Alcoitão

1 comentário:

Susana Tavares disse...

O filme e a história são uma delícia!!!
Adorei!
A música que acompanha o filme é mágica!! Faz-nos passar para o lado do imaginário e viver a história de uma forma bem especial.
Malta de Alcoitão, obrigada por este momento.
Beijinhos para todos e mais uma vez Parabéns pelo vosso trabalho.

Blog BoniFrati