segunda-feira, 18 de junho de 2012

Metáfora do limão azedo

Refletimos sobre a frase que termina a obra "A história dos brincos de penas": “Se a vida te dá um limão azedo, junta-lhe água e açúcar e tens uma limonada!”
O Ivan vai fazer os exames de Língua Portuguesa e de Matemática aqui no CMRA, por isso estudámos os recursos de estilo como a metáfora, a comparação, a personificação e outros. Nesta frase, a metáfora foi fácil de perceber. Cada um deu a sua opinião sobre o limão azedo na sua vida que foi explicado como sendo algo que nos põe tristes, infelizes, sentir péssimos, impacientes, assim como medo de dar o primeiro passo, sufoco, dor, mágoa. 
A limonada é a forma como superamos estas infelicidades da nossa vida. 


Limão azedo: reprovar o ano e os exames / Fazer uma limonada: estudar muito, tirar dúvidas, ir para os exames com confiança e calma, arranjar uma explicadora, estar com atenção nas aulas e durante os exames;
Limão azedo: estar preso a uma cadeira de rodas / Fazer uma limonada: pensar nas coisas boas que este hospital tem e que vou melhorar.
Ivan Santos


Limão azedo: um grupo de meninos da escola do 1º ciclo bateu-me, quando andava no pré-escolar/ Fazer uma limonada: fui corajoso e não mostrei medo.
João


Limão azedo: No meu aniversário, tive uma crise de epilepsia e passei o dia no hospital / Fazer uma limonada: tive coragem enquanto estive no hospital. À noite, fui jantar fora com os meus pais.
Carolina

Limão azedo: dores / Fazer uma limonada: Se me contarem anedotas eu rio, esqueço a dor por momentos.
Ester

Limão azedo: passar tanto tempo no hospital / Fazer uma limonada: arranjei um namorado, o Guilherme, durante o jantar, no fim de semana, para comemorar o final de ciclo.
Inês


Tal como disse o Rúben: "a vida dá-nos muitos limões azedos, mas temos que ter a sabedoria para fazer limonadas com eles."


A malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati