domingo, 1 de dezembro de 2013

Quinoa

Depois de fazermos uma prova de pão de quinoa quisemos saber o que isso era. O Miguel elaborou o texto.
Quinoa, o grão de ouro ou ouro dos Andes
A quinoa é uma planta originária da América do Sul que produz um grão essencial à vida humana, pois é um dos alimentos mais completos que existe na natureza.
Segundo alguns historiadores, a importância que, nos Andes, se dava a este grão era tão grande, que o próprio imperador começava o plantio com ferramentas de ouro maciço e, durante a colheita, era colocado em potes de ouro e oferecido ao deus Sol. Mas esta designação também pode ser por causa do seu valor como alimento ou da sua cor dourada, depois de cozinhada.
A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura declarou o ano de 2013 como o Ano Internacional da Quinoa com o objetivo de chamar a atenção para a importância da quinoa na biodiversidade da Terra e para o seu grande valor nutricional que pode contribuir para a erradicação da pobreza, ou seja, fazer frente à fome.
Salomón Salcedo, da FAO, justifica esta celebração: "É um reconhecimento aos povos andinos (dos Andes) que a preservaram como alimento para as gerações presentes e futuras, graças aos seus conhecimentos tradicionais e práticas de vida em harmonia com a natureza."
Após a invasão espanhola, os alimentos da própria terra, como a quinoa, o amaranto e a maca,  deixaram de ser utilizados pelos povos sul americanos e foram substituídos pelos grãos consumidos na Europa, como o trigo e a cevada.
A quinoa, considerada uma semente e não um cereal, não contém glúten, por isso é um alimento muito consumido pelos  vegetarianos ou celíacos (intolerantes ao glúten), no entanto ainda não faz parte dos hábitos alimentares europeus, como o arroz ou a massa fazem.
Possui 14% de proteínas, é rica em aminoácidos, em vitaminas A, B6, B1, E e C, em minerais (cálcio, fósforo, cobre, magnésio, cloro e zinco) bem como em ácidos gordos.
Nos nossos dias, é possível cultivar a quinoa em qualquer parte do mundo, porque se adapta bem a várias temperaturas e, por isso, a diferentes climas, assim como se dá bem tanto ao nível do mar como a muitos metros de altitude.
Estas características da quinoa podem fazer dela a fonte para terminar com a pobreza no mundo e isso seria muito bom. 
A quinoa prepara-se como o arroz - duas chávenas de água para uma de quinoa - e é utilizada como prato quente ou frio, em sopas, em saladas e em sobremesas. Podemos ainda encontrar o grão de quinoa sob a forma de farinha e de flocos. 
                                     
A planta e o grão

Sem comentários:

Blog BoniFrati