domingo, 9 de novembro de 2014

O animal que vive no meu coração

No nosso coração cabem muitas coisas, tanto boas como más.

Eu, no meu coração, tenho Arraiolos, porque tive os melhores momentos e foi onde conheci uma das pessoas mais importantes da minha vida, a Inês. Conheci-a na creche e é a minha melhor amiga, pois é como irmã para mim.

Foi neste sítio que entrei em contacto com o meu animal favorito, o Dragão Barbudo.

Tenho muitos bons momentos, mas também maus, como por exemplo, ter sido atropelado em agosto deste ano, este é um acontecimento que eu gostava de esquecer.


No futuro espero que só entrem coisas boas no meu coração.

Desenho feito a carvão pelo aluno André Anico
O meu animal preferido

Nome comum: Dragão Barbudo

Nome binomial: Pogona Vitticeps

Classe: Reptilia

Características: tem o corpo coberto de escamas, é um animal meigo e sociável, por isso tolera bem o contacto com as pessoas. Têm formas de comunicação muito interessantes, ou seja, a sua linguagem gestual é fora de vulgar.
Por exemplo: acenar - talvez signifique submissão; abanar a cabeça verticalmente - significa, nos machos, domínio e, nas fêmeas, submissão; bufar - significa que pretende intimidar outro animal; levantar muito a cauda - significa que está desconfiado ou atento ao que se passa; exibir a barba - significa que se sentem ameaçados e é uma forma de meterem medo aos outros.
Quando se encontra em cativeiro, é necessário manter a temperatura elevada de acordo com as temperaturas a que estaria sujeito no seu meio ambiente natural.
A iluminação também é importante, porque se trata de uma animal de sangue frio que necessitam da luz solar para se desenvolver. No caso de estar em cativeiro, existem lâmpadas especiais que simulam os diferentes espectros solares. O fotoperíodo deve ser de 14 horas de dia e 10 horas à noite, nos meses de verão; nos meses de inverno, dever ser de 12 horas / 12 horas.


Esperança média de vida: 7 a 12 anos

Tamanho em adulto: pode atingir os 60 cm de comprimento

Cores:

Habitat: Austrália

Tipo de alimentação: o dragão barbudo é um animal omnívoro e a sua dieta é constituída por insetos, vegetais e frutos. Um dragão barbudo deve ser alimentado de duas a três vezes por dia, principalmente enquanto são pequenos.
Enquanto bebé a alimentação deve equilibrar-se entre 80% insectos e 20% vegetais e frutas. À medida que este cresce, as percentagens vão-se invertendo até atingir o estado adulto, onde a alimentação deve variar entre 80% de vegetais e frutos e apenas 20% insectos.
Cuidados:
A alface, além de ser nutritivamente pobre, pode provocar diarreias.
O tamanho do alimento nunca deve exceder a distância entre os dois olhos.

André Anico

A malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati