segunda-feira, 22 de junho de 2009

Desenhos de Crianças II

Até para o próximo ano lectivo!
Um abraço do tamanho do Universo para todos os jovens, crianças e adultos que trabalharam comigo. Férias felizes e cuidado com o sol, não se esqueçam do protector solar e do chapéu!

Sónia Bártolo
A Malta do Alcoitão

Mundo das Crianças vs Mundo das Pessoas Crescidas

"Vivi durante anos e anos no mundo das pessoas crescidas. Vi-as de bem perto. Não fiquei com muito melhor opinião delas."
Antoine de Saint-Exupéry, "O Principezinho"

Utilizei adjectivos para caracterizar os dois mundos diferentes. Espero que concordem comigo.
Se não concordarem, digam e podem dar a vossa opinião.


Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

Desenhos de Crianças I

Lemos o primeiro capítulo do livro "O Principezinho", de Antoine de Saint-Exupéry, que fala sobre o mundo das pessoas crescidas e de como é aborrecido e sem imaginação. Por outro lado, segundo o narrador participante, o mundo das crianças é muito mais interessante.
A professora fez-me uma chuva de ideias sobre este desenho e, mais tarde, fizemos a outros meninos que estão aqui, no Alcoitão, internados comigo.
Surgiram ideias interessantes, como por exemplo: excrementos de um elefante, caracol, rocha, colina, monte de areia, bicho, pessoa tapada com um pano, gato e chapéu. Algumas ideias foram repetidas, mas o mais engraçado foi que o Elói, que é pequenino, também disse um chapéu tal como as pessoas crescidas do conto.
Afinal é apenas isto:
uma jibóia a fazer a digestão de um elefante!




Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Baleia em Origami

Podes criar a tua baleia em origami e, desta forma, participar na campanha Greenpeace contra a matança de baleias.
Dá um mergulho até aqui e diverte-te a ser um activista :)

A Malta do Alcoitão

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Palavras Complicadas

Fomos para o jardim do nosso hospital e ouvimos uma história sobre uma flor que ficou grande, muito grande. A história "A Maior Flor do Mundo" do escritor José Saramago foi contada pela professora Sónia que, em conjunto com as educadoras Marta e Susana, fez alguns jogos connosco.
O que mais gostei foi o das palavras complicadas. No início do conto, o narrador diz que "As histórias para crianças devem ser escritas com palavras muito simples, porque as crianças, sendo pequenas, sabem poucas palavras e não gostam de usá-las complicadas."
Então, a professora pediu para dizermos palavras que achássemos complicadas. Aqui seguem as palavras que o Elói, o Luís, a Nádia, o Paulinho, o Pedro, o David, o Rúben, eu, a professora, as educadoras e algumas mães disseram:

obstáculo
paralelepípedo
camioneta
otorrinolaringologista
orangotango
dermatologista
profiteroles
solidariedade
semilhas
rádio
perplexo
supercalifragilisticoexpialidoso
abacadabra

Também descobrimos o significado de cada palavra. As mais difíceis: semilhas que significa batatas na Madeira e supercalifragilisticoexpialidoso que a professora Sónia diz que pode ser aquilo que nós quisermos e aparece no filme Mary Poppins.
Foi uma tarde supercalifragilisticoexpialidosa!






Tiago Silva
A Malta do Alcoitão

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebra hoje, é o dia em que se assinala a morte de Luís de Camões, que ocorreu em 1580, e é também um feriado nacional.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça, epíteto criado por António de Oliveira Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944 em memória das vítimas da Guerra Colonial portuguesa. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.

Com uma filosofia diferente, em 1978, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Rafael Ovelheiro

terça-feira, 9 de junho de 2009

Tréculas

Este instrumento musical chama-se tréculas e pertence à família dos idiofones cujo som é obtido pela vibração de todo o corpo instrumental, batendo, agitando ou raspando. Outros exemplos destes instrumentos: as maracas, a pandeireta, o triângulo (ferrinhos), sinos e reco-reco entre outros.

Utilizei 10 tábuas rectangulares de madeira enfiadas e ligadas por um cordel, com duas pegas nas extremidades. Para o instrumento soar bem, separei as tábuas com rodelas feitas de tampas de canetas, por isso se vêem tantas cores.
As tréculas são utilizadas nas festas populares das aldeias e também nas festividades dedicadas à semana Santa (semana antes da Páscoa), no Minho.

Quero agradecer ao Grupo Educacional a ajuda que me deu na elaboração deste trabalho que me serviu para a avaliação na disciplina de Educação Musical.

Segue um pequeno filme feito no Alcoitão que demonstra como se toca este instrumento e o som que produz.





Tiago Silva
A Malta do Alcoitão
Blog BoniFrati