Dia do Trabalhador em Portugal
O Dia do Trabalhador surgiu nos Estados Unidos (1886) e uns anos depois também na França (1889), ligado à luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho e pelo direito ao horário laboral de 8 horas.
Em Portugal, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se voltou a comemorar livremente o Primeiro de Maio e este passou a ser feriado. Durante a ditadura do Estado Novo, a comemoração deste dia era reprimida pela polícia. O Dia Mundial dos Trabalhadores é comemorado por todo o país, sobretudo com manifestações, comícios e festas de carácter reivindicativo, as principais cidades de Lisboa e Porto. No Algarve, é costume a população fazer pic-nics e são organizadas algumas festas na região.
Apesar de hoje os motivos não serem os mesmos, continua a ser muito importante comemorar este dia, num Mundo onde ainda há tantas injustiças como a exploração do trabalho Infantil.
Rafa
6 comentários:
Resumido e com conteúdo! Para mim, tens 5 a Língua Portuguesa e ai! de quem disser o contrário!
É verdade que hoje parece só mais um feriado... Até vi gente a trabalhar nas obras que estão a fazer nas traseiras do meu prédio!!!! Dia do Trabalhador é para não se trabalhar, certo?
bjs pata ti, Rafa (fico à espera do poema ;) e para a Fati (tens que falar mais alto nas sessões de teleaula, porque a Cris abafa tudo e todos :)
Sónia
Gostei muito da tua pesquisa e dos teus comentários.
Santa Diana :)
É o Rafa que vai ter que te responder, mas não resisti a agradecer a tua presença neste nosso mundo! Bem-vinda, Diana!
bjs
Sónia
Ei Rafa, gostei de ver... Fazendo pesquisa. Também gostei da ilustração da matéria, O menino maluquinho do autor e ilustrador Ziraldo.
Um Grande abraço.
olá eu chamo-me carolina esteves e queria disser que gosto muito da escola
Enviar um comentário