10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se celebra hoje, é o dia em que se assinala a morte de Luís de Camões, que ocorreu em 1580, e é também um feriado nacional.
Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, era celebrado como o Dia da Raça, epíteto criado por António de Oliveira Salazar na inauguração do Estádio Nacional do Jamor em 1944 em memória das vítimas da Guerra Colonial portuguesa. A partir de 1963, o 10 de Junho tornou-se numa homenagem às Forças Armadas Portuguesas, numa exaltação da guerra e do poder colonial.
Com uma filosofia diferente, em 1978, a Terceira República converteu-o no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
Rafael Ovelheiro
2 comentários:
Olá Rafa,
Que bom encontrar-te neste nosso cantinho!!! Já tinha saudade dos teus posts e da tua presença!
Ainda bem que te lembraste de fazer um post sobre este dia, porque no Alcoitão andamos com trabalhos sobre outros temas e muitos testes que o Tiago tem que elaborar para as várias disciplinas. Gostava muito que conhecesses o Tiago, ele é um grande conversador :)
Prefiro lembrar-me deste dia como o dia de um poeta que nos deixou palavras lindas, principalmente, os seus sonetos de que tanto gosto!
Bjs do tamanho do universo
Olá Rafa,
estou a escrever os sumários deste ano e resovi passar aqui pelo blog
para ver as datas das tuas participações. Tive uma grande e boa surpresa,ao encontrar a tua postagem - também sou uma grande admiradora deste nosso grande poeta,mas principalmente por saber que estiveste a trabalhar, o que significa que te deves estar a sentir melhor...
um grande beijinho
Enviar um comentário