terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

A Equidna

A equidna é um animal raro, porque é um dos únicos mamíferos que são ovíparos.

Nome científico: Tachyglossidae.
A equidna parece exteriormente um ouriço, com o corpo coberto de espinhos e pelagem dura. A boca é pequena e não tem dentes, mas, em compensação, tem uma língua comprida e pegajosa com a qual apanha o alimento.
Os ovos são incubados numa bolsa situada na zona ventral da fêmea. Ao final de 10 dias (aproximadamente), os ovos chocam e as crias alimentam-se de leite materno que sugam através de poros. Ao contrário dos outros mamíferos, as fêmeas da equidna, como as do ornitorrinco, não possuem mamilos.
Trata-se de um animal bastante adaptável ao meio ambiente: as populações residentes em zonas montanhosas hibernam no Inverno, enquanto que as que vivem em zonas desérticas estão pouco activas no Verão.
Alimenta-se de formigas e térmitas (formigas gigantes).
A equidna é um animal solitário e de hábitos noturnos. Evita contacto com outros membros da sua espécie fora da época de reprodução. Não são territoriais e andam constantemente em busca de alimento. O seu sentido da visão é extremamente apurado. Quando se sente em perigo,
enrola-se sobre si própria para proteger a barriga com a parte espinhosa. Pode também escavar um buraco com rapidez, conseguindo esconder-se totalmente em pouco tempo.
Vive na Austrália e na Nova Guiné.

Curiosidades:
A equidna está no verso da moeda de 5 cêntimos da Austrália.
Há uma equidna na série de jogos Sonic the Hedgehog, chamado Knuckles, com pele vermelha, espinhos nas mãos (daí o nome Knuckles) e cabelos lembrando dreadlocks (habitualmente, chamadas "rastas").
A equidna foi mascote das Olimpíadas de Sidney, em 2000. O seu nome era Millie.





Tiago Silva e Maria Inês

A Malta de Alcoitão

1 comentário:

Raquel Guedes disse...

Ola...
Encontrei um video no YouTube em que aparece a educadoura Marta :)

http://www.youtube.com/watch?v=fQP2gK9AQlE

Blog BoniFrati