quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

O Animal que eu Mais Gosto

A Chita
Habitat:
Encontram-se chitas no estado selvagem apenas em África, no Irão e Afeganistão. Actualmente, no continente asiático, só existem chitas selvagens no Irão e no Afeganistão. As chitas preferem habitar espaços abertos, como semi-desertos, pradarias e a savana africana.
Ameaças:
É ameaçada pelo ser humano através da caça e pelos leões e hienas.
Características:
São uma espécie rara e importante, além de serem seres bonitos e rápidos, são muito caçados, principalmente para fazer casacos de pele e tapetes luxuosos.
As chitas medem até 85 cm de altura e 2 m de comprimento, (incluindo a cauda).
Possuem algumas características que os distingue de outras espécies de felinos, nomeadamente, não são capazes de retrair as garras, tem pernas mais compridas e a cabeça menor, chegando a lembrar um cão.Alcançam velocidades de 115 km a 120 km por hora, em corridas que duram geralmente de 250 a 640 metros.
Os pais cuidam das suas crias apenas nos primeiros dois anos de vida, ensinando-as a caçar durante esse período de dependência.
Além da velocidade, outra óptima qualidade é a sua excelente visão.
A chita não forma bandos para caçar como os leões, mas os machos juntam-se, às vezes, para caçar em pequenos grupos, especialmente se nasceram na mesma ninhada, os casais também podem caçar juntos.
As chitas são animais muito sociais, pois têm por hábito ajudarem-se uns aos outros na limpeza corporal para se manterem limpos.
Hamilton Gonçalves
A Malta do Alcoitão

1 comentário:

SaraCosta disse...

Olá Hamilton!
Gostei muito deste trabalho
Este ano estive de férias em África em dois países um chamado Quénia e outro Tanzânia. Lá tive oportunidade de ver os animais no seu habitat natura... e vi 8e filmei!) uma das chitas que vi a caçar. Foi lindo :) Ela é, realmente, muito rápida e elegante!

Blog BoniFrati