segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O dia de reis que já lá vai

Após o nascimento de Jesus, segundo o Evangelho de São Mateus, surgem os reis Magos provenientes do Oriente, que o visitaram em Belém guiados por uma estrela.
O nome «mago» significa sabedoria (diferente do significado que se encontra no dicionário: bruxo, feiticeiro) entre os Orientais ou ainda astrólogos, por isso talvez fossem três astrólogos sábios. Dizem que terão avistado uma estrela que os terá guiado até onde Jesus nasceu. Terão chegado até Cristo a 6 de janeiro, data em que atualmente se comemora o Dia de Reis.
Baltasar, representante da raça africana; Belchior, representante da raça europeia e Gaspar que representava a raça asiática simbolizam todas as raças conhecidas até à data, portanto são o símbolo da homenagem da humanidade a Jesus.
Ofereceram três presentes: ouro (Belchior), incenso (Gaspar) e mirra (Baltasar). As prendas têm uma simbologia, pois o ouro era somente oferecido aos reis pela sua nobreza; o incenso, representa a divindade e a mirra, simboliza Jesus como homem e o sofrimento que iria ter ao longo da sua vida.
A estrela que colocamos no topo das árvores de Natal representa a estrela que conduziu os reis Magos para a cidade onde nasceu o menino Jesus.
Sendo tradicionalmente católicos, Espanha e Itália são os países que maior importância e simbolismo atribuem a esta tradição.
As crianças espanholas e italianas celebram o Natal como todas as outras, no entanto têm de esperar pelo Dia de Reis, 6 de janeiro, para receber as tão desejadas prendas.
Neste dia, as crianças batem às portas dos vizinhos e cantam as janeiras que são canções relacionadas com o Natal e o novo ano. Come-se o bolo-rei com a família e os amigos.
Em Portugal, as janeiras são uma forma de canto popular, cantado em pequenos grupos e que, sobretudo nas aldeias, vão de casa em casa desejando de uma forma tradicional um bom ano a todos os presentes. Muitas das quadras que cantam pedem algo em troca aos ouvintes, normalmente, comida (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela). Às vezes, quando as pessoas não abrem as portas ou não dão nada, o grupo canta uns versos desagradáveis dirigidos a esses moradores. Nós lemos alguns que achámos engraçados, embora tenham palavras pouco cuidadas.
Em muitas localidades, esta tradição ainda se mantém viva, especialmente no Norte de Portugal e nas Beiras.
Exemplo de letras de canções de janeiras:

Cantar as Janeiras
Pelo Ano Novo
P'ra manter bem-vindas
Tradições do povo.
(…)

Boas-noites, meus senhores,
boas-noites vimos dar,
vimos pedir as Janeiras,
se no-las quiserem dar.

Viva lá, senhor António
na folhinha do loureiro;
viva o senhor da casa
que é um grande cavalheiro.

Menina que está lá dentro
assentada na cortiça;
dê pr’a cá uma chouriça.
Levante-se lá, senhora,
do seu banquinho de prata;
venha dar-nos as Janeiras
que está um frio que mata.

Ano Novo Ano Novo
Ano Novo, melhor ano,
Vimos cantar as Janeiras,
Como é de lei cada ano.

Os presentes dos reis

Ouro
é um metal valioso que vale muito dinheiro e é utilizado em colares, anéis, brincos, pulseiras e outros objetos.
Incenso é uma mistura de plantas aromáticas que quando queimadas libertam um cheiro agradável.
Mirra é uma árvore que pode atingir cinco metros de altura, com flores e frutos. Existe em África, na Somália e em regiões da Etiópia. Encontra-se também na Índia e na Tailândia. Cresce em matas e prefere solos com muita água e exposição ao sol.
É também o nome dado à resina recolhida da casca da árvore que depois de seca se transforma em grãos com uma cor amarela e vermelha. A palavra mirra significa "amargo".
A resina que se obtém dos seus caules é usada na preparação de medicamentos, devido às suas propriedades desinfetantes.


A malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati