quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Jornalistas atrás de OPM

Depois de lermos o diário do João e do Alexandre, sentimos curiosidade em saber mais coisas sobre eles e sobre esta viagem de sonho, por isso elaborámos esta entrevista que publicamos no nosso blogue já respondida via endereço eletrónico.




Olá João e Alexandre,


Nós somos um grupo de jovens que se encontra no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão. Sabemos que viajam pelo continente Americano e queremos conhecer coisas sobre a vossa viagem. A vossa viagem é tão bonita!Estivemos a ler o vosso diário e gostámos do texto do Alexandre, porque conta a vida de cada um. Será que vos podemos fazer uma entrevista?


Um abraço da malta do Alcoitão.


Os nossos presentes-desejos para a viagem:


Isnaba (16 anos) – tenham sempre roupa e comida


Ângela (8 anos) – bom tempo


Diogo (10 anos) – Muitas fotografias


Vanessa (8 anos) – amigos


Lassana (15 anos) – uma viagem com um bom fim


Tallita (13 anos) – Deus esteja convosco e muita saúde


Bruna (17 anos) – sucesso @



Entrevista


MAO que vos levou a fazer esta viagem?


J e A – O gosto pela fotografia, por viajar e uma oferta que o João fez ao Alexandre, no Natal de 2010, sobre um casal alemão que fez esta viagem.


MA – Está tudo bem com vocês?


J e A – Sim, está. Dias mais alegres, dias mais cansados, mas tudo a correr muito bem.


MA – O que levaram na bagagem? Levaram alimentos?


J e A – A nossa bagagem são duas mochilas. A que levamos às costas (maior) tem roupa, botas, chinelos, casaco para chuva e vento, elementos de casa de banho, caixa de medicamentos, luvas, chapéu, gorro e pouco mais. A mochila da frente (pequena) tem o computador, duas máquinas fotográficas e utensílios de fotografia.


MA – Estão a divertir-se?


J e A – Sim, muito!


MA – Qual é o objetivo de tirarem fotografias no continente americano?


J e A – O objetivo é registar o modo de vida destas pessoas para que possamos compreendê-lo e ajudar o resto do mundo a fazê-lo também, tornando o mundo um lugar mais belo e tolerante.


MA – Podem contar-nos um “momento de fraqueza” nesta viagem?


J e A – A subida ao Monte Fitz Roy, no Parque Nacional do Glaciares. Íamos nós dois com duas raparigas argentinas que conhecemos uns dias antes, no autocarro. Foi uma caminhada de 10 horas (5,5 para subir e 4,5 para descer). Foi muito dura fisicamente e fazia vento, frio e até nevou no topo. Chegámos ao fim do dia muito cansados e estivemos quase para desistir! Mas não o fizemos, pois o resultado final foi muito gratificante: saber que conseguimos lá chegar mesmo em esforço e com dor física.


MA – Como tem estado o tempo durante a vossa viagem?


J e A – A zona que já percorremos é denominada Patagónia e caracteriza-se por ventos muito fortes. Apesar de aqui ser verão, chegamos a ter as quatro estações no mesmo dia. De manhã, faz frio e, à tarde, faz sol, por exemplo. À medida que vamos subindo o continente, o tempo está a melhorar.


MA – Sentem saudade da família e dos amigos?


J e A – Sim, muita. Mas sabíamos que isso ia acontecer. Temos falado por vezes (poucas) com eles pela net e via telemóvel (mas é muito caro...)


MA – Praticam alguma religião? Acreditam em Deus, por exemplo?


Alexandre – Tendo em conta a minha idade e tudo o que tenho visto, apenas acredito na capacidade que os seres humanos têm, quando querem, podem fazer muito pelos outros. Pelo que tenho visto não acredito em mais nada para além disto.


João – Eu sou católico e acredito em Deus. Não sou praticante de ir todos os domingos à missa, mas falo, à minha maneira, com Deus.


MA – Gostam da gastronomia da América do Sul? O que mais gostam de comer e o que comem com frequência?


J e A – Só podemos falar da Argentina e do Chile. A Argentina é muito carnívora. Aqui comemos principalmente carne. O prato típico deles chama-se “Bife de Chorizo”: é carne de vaca muito macia e boa. Por vezes, comemos sanduíches e “empanadas” (outra comida típica daqui). No Chile há mais peixe, existe muita aquacultura de salmão o que é bom para variar com a carne que tínhamos comido na Argentina.


MA – Já passaram por alguma escola muito bonita? E como é que os alunos aprendem?


J e A – Já passámos por algumas, mas agora aqui é verão e as escolas estão fechadas para as férias grandes. Só voltam a abrir a meio de Março.


Obrigado pela vossa colaboração!


A malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati