terça-feira, 22 de maio de 2012

Diálogo entre dois pássaros



_ Estás virado de costas para mim, é? - perguntou o Tuca preocupado.
_ Sim, estou zangado contigo! - exclamou o Raul.
_ Tu também já ralhaste comigo! Mas eu sou amigo dos pássaros. Não te estou a entender.
_ Apanhei-te! - gritou o Raul - caíste que nem um pavão!
_Ah, seu malandro, enganaste-me. Quero sair daqui, mas não dá porque as grades são estreitas. - disse o Tuca desesperado para sair.
_ Eu também quero sair para o ar puro, voar alto por cima das montanhas e das árvores.
_Queria arranjar uma namorada. Aqui não há nenhuma, por isso temos que sair desta jaula! Sem ninguém reparar, à noite, vamos buscar uma serra, está bem, amigo? - perguntou o Tuca.
_ Está bem, alinho! - concordou o Raul.
_ Vou buscar uma serra à arrecadação, cortamos a grade e vamos passear para a floresta.

Este texto foi elaborado a partir da fotografia enviada pelos nossos amigos viajantes. Aprendemos alguns sinais de pontuação mais utilizados no diálogo e alguns verbos declarativos que introduzem a fala das personagens: dizer, exclamar, perguntar, gritar, concordar.

Ana Raquel, Inês e João
A malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati