quinta-feira, 17 de maio de 2012

Na floresta da preguiça

No Panamá existem lindas e frondosas florestas, por isso seguimos a rota dos viajantes do OPM à procura de curiosidades e saberes sobre árvores, folhas, flores, animais e outras coisas mais.
O nosso estudo começou com este livro: "Na floresta da preguiça" de Anouck Boisrobert e Louis Rigaud. Lançámos ideias sobre a capa e surgiram as seguintes palavras: lobos, macacos, ovelhas, reino das árvores, lobo mau, crianças, borboletas, a filha da neve, águia, flores, terra, letras, relva, pássaros.
Lançámos ideias sobre o título da obra:
  • "Eu acho que se trata de uma história onde os animais costumam estar com muita energia a alimentarem-se e a brincarem uns com os outros, mas, de repente, um dia, eles resolvem descansar."
  • "É uma história onde os animais são muito preguiçosos."
  • "Nesta história, os animais acordaram um dia e espreguiçaram-se."
O Guilherme leu a história que conta a vida de uma floresta destruída pelos homens. Os animais morreram, os pássaros foram os primeiros a fugir, porque podem voar e é mais fácil para eles. Procurámos a preguiça pendurada no ramo de uma árvore, cada vez que uma folha do livro se abria. Aprendemos a dizer em coro e com entoação "E a preguiça, estás a vê-la?". Vimos tucanos, gatos, papa-formigas, ouriços-cacheiros, crianças, papagaios e a preguiça. Vimos as árvores em relevo e tocámos nas máquinas que derrubaram as árvores. O livro é verde e triste, mas acaba bem, porque há um homem que traz um saco cheio de sementes e semeia a terra. Na página seguinte, já existem umas plantas pequeninas a crescerem, quando puxamos uma tira de cartão.  Na última página, aparece de novo uma floresta que o senhor ajudou a nascer com o seu trabalho!
É um livro diferente dos outros. Ah! E a preguiça não morreu. Continua pendurada no ramo de uma árvore.

Analisámos folhas de diferentes plantas: folhas compostas e folhas simples. Colámos, medimos a largura e a altura. Este trabalho foi elaborado pelo Guilherme, embora o João também tenha participado na medição da largura de algumas folhas.




Guilherme, Ângela, Soraia, João
A malta do Alcoitão



Sem comentários:

Blog BoniFrati