



A Malta do Alcoitão





Helen Adams Keller nasceu em 27 de Junho de 1880, em Tuscumbia, Alabama e aos dezoito meses de idade ficou cega e surda devido a uma doença a que chamavam febre cerebral. Os primeiros anos de sua infância foram passados sem orientação adequada para se desenvolver e aprender o que se passava à sua volta.
Irena Sendler nasceu a 15 de Fevereiro de 1910, na Polónia, e faleceu no dia 12 de Maio de 2008. Esta polonesa enfermeira, assistente social, activista dos Direitos Humanos ficou conhecida como "o anjo do gueto de Varsóvia" e como a mãe das crianças do Holocausto. O Holocausto foi o massacre que ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial em que os alemães nazis prenderam e mataram os judeus de todo o mundo. Durante a Segunda Guerra Mundial, salvou mais de 2.500 vidas: levou alimentos, roupa e medicamentos às pessoas escondidas no gueto, pondo em risco a própria vida. Quando a Alemanha Nazi invadiu o país em 1939, Irena era enfermeira no Departamento de Bem-estar Social de Varsóvia que organizava os espaços de refeição comunitários da cidade. Irena trabalhou sem parar para aliviar o sofrimento de milhares de pessoas, tanto judias como católicas. Graças a ela, esses locais não só proporcionavam comida para órfãos, idosos e pobres como lhes entregavam roupa, medicamentos e dinheiro. “A razão pela qual resgatei as crianças tem origem no meu lar, na minha infância. Fui educada na crença de que uma pessoa necessitada deve ser ajudada com o coração, sem importar a sua religião ou nacionalidade.” Gostei muito desta senhora, porque ela teve o dom de salvar as crianças e pessoas à sua volta. Foi uma heroína que só queria o bem de todas as crianças.
Dian Fossey nasceu em São Francisco, no dia 16 de Janeiro de 1932 e morreu nas Montanhas Virunga (Ruanda), a 26 de Dezembro de 1985.
Enquanto foi professora na Universidade de Cornell, em Nova Iorque, escreveu sobre suas experiências no Ruanda e, em 1983, a obra foi publicada com o título "Gorilas in the Mist" (Gorilas na Bruma), a partir do qual foi realizado um filme com o mesmo nome. No ano seguinte, Dian regressou ao Centro de Pesquisa Karisoke para continuar sua pesquisa e trabalho de campo.
Considero que Dian Fossey fez um trabalho corajoso e excelente para a preservação dos gorilas. Gosto muito deste animal, porque é simpático e inteligente. Gostava muito de participar numa actividade deste género.
Dulciney Pontes
A Malta do Alcoitão
Hoje tem início o 5º Fórum Mundial da Água, em Istambul, na Turquia, que reúne ministros, ecologistas, cientistas, engenheiros e empresários de todo o mundo.
Num jardim, estava um homem a querer bater numa cadela ainda bebé. Peguei nela, trouxe-a para casa e dei-lhe carinho e comida durante mais ou menos dois meses.Em breve, os nossos amigos da Escola de Alcabideche vão contar-nos as suas proezas.
A Malta do Alcoitão
