segunda-feira, 9 de março de 2009

O Atelier "A Maior Flor do Mundo"

Assistimos a um atelier sobre a obra literária "A Maior Flor do Mundo" de José Saramago. Visionámos o filme e o Sérgio, da Fundação José Saramago, foi uma simpatia, porque fez um jogo de palavras connosco. Adorámos! O Sérgio lançou-nos um desafio: fazermos outras histórias, desenharmos, enfim, criarmos trabalhos inspirados na história deste grande escritor. Imaginámos como seria a versão do escaravelho que não aparece no livro, mas aparece no filme. Aqui segue, espero que gostem.


A HISTÓRIA SEGUNDO O ESCARAVELHO

Sou o escaravelho Kiko e estava em cima de uma flor, quando fui apanhado pelo Zezinho que me meteu numa caixa com buracos.
- Eu sou igual a todas as pessoas. Podes tirar-me daqui? Quero ir fazer a minha vida! – pedi-lhe.
Mas o Zezinho não me deu ouvidos até que tropeçou numa pedra, a caixa abriu-se e eu fugi a voar para a floresta.
O Zezinho bem que correu atrás de mim: atravessou o rio, passou por campos de campainhas coloridas, árvores e árvores sem fim, só que não conseguiu apanhar-me.
Andava eu a trabalhar, a fazer a minha casa, a suar em bica e quem vejo? O Zezinho a correr esbaforido com água nas mãos feitas concha.
- Onde é que este malandro vai que nem me viu?
Fiquei curioso e segui-o. Será que ele apanhou algum dos meus amigos?
Voei, voei e o Zezinho continuava a passar por mim para lá e para cá com água nas mãos.
Quando cheguei ao sopé da colina vi a maior flor do mundo e o Zezinho adormecido na sombra da flor e uma pétala como se fosse um cobertor.
Voei até ao Zezinho e soprei devagarinho ao seu ouvido:
- És um herói!
O Zezinho acordou, agradeceu-me as palavras e abraçou-me. Ficámos amigos para sempre. A flor passou a ser a minha casa, porque foi lá que encontrei a Nini, a minha namorada.
Daqui, da minha casa, avisto a aldeia e a casa do Zezinho. Todas as noites, ele faz-me sinais de luzes com uma lanterna a dizer-me: - Tenham uma noite feliz!
Agora já tenho uma história para contar aos meus filhos.

Ana Patrícia, Dulciney Pontes, Lassana Indjai, Malam Sané, Nikita,
Ruben Brito, Sónia Coelho, Tiago Baptista

A Malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati