segunda-feira, 16 de março de 2009

Dian Fossey, a Minha Heroína Favorita

Dian Fossey nasceu em São Francisco, no dia 16 de Janeiro de 1932 e morreu nas Montanhas Virunga (Ruanda), a 26 de Dezembro de 1985.
Era zoóloga e decidiu estudar o gorila-das-montanhas em vias de extinção, em África. Abandonou a civilização e foi para o Zaire e depois para o Ruanda onde fundou o Centro de Pesquisa Karisoke. Observou os gorilas e anotou os seus hábitos, catalogou, fotografou e atribuiu-lhes nomes, chegando a ter um comportamento semelhante ao deles para ganhar a confiança destes animais. Aproximou-se de uma maneira especial (com respeito e dedicação) que os gorilas aceitaram-na tranquilamente no seu habitat.

Dian protegeu-os como pode e enquanto pode, no entanto, muitos gorilas por ela estudados foram assassinados.


Enquanto foi professora na Universidade de Cornell, em Nova Iorque, escreveu sobre suas experiências no Ruanda e, em 1983, a obra foi publicada com o título "Gorilas in the Mist" (Gorilas na Bruma), a partir do qual foi realizado um filme com o mesmo nome. No ano seguinte, Dian regressou ao Centro de Pesquisa Karisoke para continuar sua pesquisa e trabalho de campo.
Quando o seu melhor amigo gorila, Digit, foi morto e encontrado sem mãos com as quais se fazem cinzeiros, Fossey começou uma campanha de luta e indignação contra a caça destes animais.

Os seus protestos foram alvo da violência por parte dos caçadores furtivos e dos elementos corruptos do exército do Ruanda. Em 1985, Dian foi encontrada assassinada na sua cabana. Nunca descobriram o seu assassino, embora suspeitem que tenha sido um caçador de gorilas.
As suas palavras e todo o seu trabalho são, neste momento, motivo e estudo de várias organizações e sociedades dedicadas a salvar da extinção um dos nossos parentes primatas mais próximo. Graças ao trabalho de Fossey, a consciência do mundo em relação à extinção do gorila-das-montanhas aumentou e os animais são protegidos, agora, pelo governo ruandês e várias organizações de conservação internacionais, inclusive, o Dian Fossey Gorilla Capital.

Dian fossey foi enterrada ao lado do seu amigo Digit.

Considero que Dian Fossey fez um trabalho corajoso e excelente para a preservação dos gorilas. Gosto muito deste animal, porque é simpático e inteligente. Gostava muito de participar numa actividade deste género.
Dulciney Pontes


A Malta do Alcoitão

3 comentários:

SaraCosta disse...

Cá está mais uma história muito bonita e triste.
Obrigada por partilharem connosco.

bj

st sara

dianapita disse...

As vossas histórias comovem- me!

Bela ideia a da professora Sónia: mostrar-nos heróis reais que viveram lutando por uma causa nobre!

Carolpimsu disse...

Dian Fossey foi uma grande mulher, enfrentando os mitos que a sociedade impunha sobre os gorilas-das-montanhas. com certeza ela nos fará muita falta nos dias de hoje, mas não tenho duvidas de que se ainda estivesse viva teria um grande orgulho de Titus e de seus inumeros filhos. Quando vi um programa chamado "o rei gorila", que conta a historia de Titus e Dian Fossey, fiquei feliz e triste ao mesmo tempo,e no fim, depois de ver que Kuryama depos o próprio pai fiquei triste porque nao desejava esse fim pra Titus. Titus teve seu primeiro filho com 11 anos (nao se conheceu nenhum gorila que teve algum filhote com esse idade) Kuryama. seu primeiro filho o depos ! mas ele ainda reina em nossos coraçoes, para sempre !. Titus morreu aos 35 anos por causas naturais, vitima da idade
(* 24 de agosto de 1974 - + 15 de setembro de 2009).

Blog BoniFrati