quarta-feira, 23 de maio de 2007

Um Mar Azul de Gente

No próximo Domingo, dia 27 deMaio, haverá algumas marchas, em alguns países, como por exemplo, Austrália, Argentina, Espanha, entre outros, a favor da sobrevivência das baleias e contra a caça desta espécie em vias de extinção.
Existe uma moratória imposta à caça comercial de baleias, aprovada em 1982, que várias organizações ambientalistas pretendem manter activa, embora outros países como o Japão, seis ilhas das Caraíbas, Ilhas Salomão e Guiné-Conacri pretendam a abertura da caça a estes cetáceos. O apelo à participação nas marchas e a outros tipos de actividades provém da associação Greenpeace que sugeriu este dia que antecede a 59ª reunião, em Anchorage, onde tudo será decidido.
Mesmo não participando nestas marchas, podemos vestir uma peça azul (qualquer tipo de azul), tirar fotografias ou filmar e colocar no YouTube ou no blog como nós vamos fazer no nosso.

Curiosidades sobre baleias:

Sabes quantos elefantes adultos são necessários para igualar mais ou menos o peso de uma baleia azul?
30 elefantes (Impressionante!!!)

Sabes por que razão uma baleia azul morre fora de água?
Ela morre, porque o seu peso esmaga os seus pulmões e o seu coração!

Sabes que o Japão, que é um dos países a favor da caça à baleia, serve sushi com carne de baleia?

Sabes que a baleia-comum pode viver até aos 100 anos?

Apesar de Portugal ter uma forte tradição na caça à baleia, alinha contra a sua captura, preferindo a observação destes belos animais, como forma de prevenir a sua extinção. Ainda bem. Já me sinto melhor por ser português!
Em Portugal, o encontro será na Praia do Baleal, em Peniche. Podem encontrar mais informações no seguinte endereço:

http://whales.greenpeace.org/events/view.php?EventID=129






Luís Veloza
A malta de Alcoitão

1 comentário:

sónia disse...

Andei vestida de azul e até desenhei uma baleia numa tshirt azul, mas cá em Portugal não se viu nada! Nem os media noticiaram o que quer que fosse... Francamente! Para se saber alguma coisa de novo só mesmo no site da Greenpeace.
Bom trabalho Luis. Gostei de trabalhar contigo!
Sónia

Blog BoniFrati