terça-feira, 8 de maio de 2007

Goiaba - Goéva

Goiabeira
Em dialecto sãotomense goiaba diz-se goéva.

Nome Científico: Psidium Guayaba L.; P. piriferum L. ( variedade branca ); P. pomiferum L. ( variedade vermelha ); P. guayava Raddi; P. sapidissimum Jack P. pumilum Vahl; P. guava Griseb.
Em S. Tomé, apanhamos as folhas da goiabeira, colocamos em água a ferver e, depois, bebemos o chá. É usada localmente para tratar úlceras na pele e escorbuto. O escorbuto é uma doença caracterizada por inchaço e hemorragia nas gengivas. É bom para gargarejar nos casos de gengivites e úlceras da cavidade bucal. As folhas torradas podem ser usadas como cataplasma.
No caso específico da goiaba, além dos efeitos anti-diarréico e adstringente, apresenta actividades antibióticas "invitro" para S. Aureus; inibe o S. Beta-hemolítico "in vitro" e "in vivo" em ratos. A infusão do pós da folha de goiaba, 5g/100ml de água tem efeito inibidor sobre o crescimento de: Proteus mirabilis, E. coli, S. aureus, Shiguelle disenterea, Salmonela tiphy. Estes nomes estranhos são bactérias que fazem mal à nossa saúde.
Será que a professora Fátima nos sabe explicar o significado destes nomes?

Também utilizamos a folha de chalela como chá, mas não me lembro para que servia. Lembro-me que o chá era muito saboroso e doce.Também utilizamos para a dor de barriga uma planta que se chama matrusso.


Wilton Soares Herculiano (17 anos)


A malta de Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati