quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Dia das Nações Unidas



Há 62 anos, no dia 24 de Outubro de 1945, entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, altura em que foi ratificada pela maioria dos seus signatários. Essa data corresponde oficialmente ao dia da criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objectivo principal de manter a paz e a segurança internacionais, propósito que resulta claramente do
preâmbulo da Carta das Nações Unidas.
A Declaração das Nações Unidas foi assinada por representantes de 26 nações que se encontravam em guerra com as Potências do Eixo.
Na primeira reunião da Assembleia-geral, em Londres, ficou decidido que a sede permanente da Organização seria nos Estados Unidos
As Nações Unidas não utilizam só um, mas antes seis idiomas: Árabe, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, e Russo. Estas são chamadas línguas oficiais.
A ONU tem bandeira própria, seguranças próprios, correios próprios e até mesmo selos próprios. Actualmente, são 192 os países membros. O actual Secretário Geral da ONU é Ban Ki-Moon. Diplomata coreano, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio do seu país.


Beijinhos Fátima e Rafa

7 comentários:

sónia disse...

Bom trabalho! Óptimo poder de síntese! Qual foi a nota a L. Portuguesa, Rafa? Ainda bem que ficaste contente com as novas disciplinas! Mas não penses que te livras do Inglês e da L. Portuguesa, já tenho umas coisitas preparadas para ti. Mas não te assustes, não será tão cedo! E depois, será sempre através do moodle, por isso acho que vais gostar. Estava a pensar fazermos uma sessão de vídeo-conferência na próxima 2ª feira, pelas 14.30h, para testar o equipamento. Dá tempo para vires à reunião Fati? Ou preferes mais cedo? Talvez mais cedo não tenha meninos, porque estão nas fisioterapias... mas fazemos só nós.
Concordam? Qual vai ser o tema? Tenho gente de todas as idades: 3 meninos do 1º ciclo, 1 do 3º ciclo e 1 do 12º ano. Por isso tem que ser um tema acessível, mas não muito a e i o u. ;)
bjs aos dois

SaraCosta disse...

Bem... cada vez que visito o blog, "farto-me" de aprender coisas... muito bom sinal!

Beijinhos e obrigada

Sta Sara

Rafael disse...

Olá Prof. Sónia.
Óptimo trabalho né?! A última nota a L. Portuguesa foi... 3 ou 4.
Eu já sei que não me vou livrar do Inglês nem da L. Portuguesa! Isso do Moodle quero ser eu a criar, ok??? Acho que segunda não vai dar para ligar por vídeo-conferência, a Prof. Fati não pode vir... Não posso responder mais, só amanhã falando com a Prof. Fati.
loooooool essa do: A E I O U, está boa!
Um abraço Rafa

sónia disse...

Pois é Rafa, a prof Fati não deve poder, porque vem aqui à escola de Alcabideche para uma reunião com os teus futuros profs. Tb serei, agora mais do que nunca, se houver aquela mudança que shiu! não digas a ninguém... Se não souberes ainda pergunta à professora.
Qt ao moodle, vais poder fazer o que lá for colocado das matérias de L. Portugues, Inglês (por mim) e das outras matérias, por isso não podes ter livre acesso. Mas a professora Dulce está a arranjar uma página no google para seres tu a construir. E quero que sejas um dos administradores do blog, vou visitar aquele endereço que me enviaste.
Bj e prepara-te para o trabalho que aí vem.
Sónia

sónia disse...

Sta Sara
obrigada pelo elogio, já que considero o blog tb meu ;)
já vi os trabalhos dos teus pequenos e adorei! Surgiram-me umas ideias. Não te importas que vos imite?
bj
Sónia

SaraCosta disse...

Imitar boas ideias... não é imitar é adaptar e sempre para melhor!

Beijinho Sta Sara

sónia disse...

Sta Sara,
Já estou a juntar tralha para o frigorífico e para a despensa ;)
bj
Sónia

Blog BoniFrati