domingo, 21 de outubro de 2007

A Osteoporose

Olá MALTA! Tem vindo a ser hábito postar assuntos relacionados com os dias mundias de qualquer coisa. Neste Sábado, "comemorou-se" o Dia Internacional da Osteoporose.
Eu, apesar dos meus 15 aninhos, já sofro desta doença, e não quis deixar passar esta data ao lado!!!



A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames pode passar despercebida.
A partir de 1991, devido ao Consenso realizado por todas as Sociedades Americanas, que tratam da osteoporose, elas passaram a informar que é fundamental a análise da qualidade óssea que expressa o estado de deterioração do colágeno ósseo. Quanto melhor for a qualidade óssea menor a hipótese de sofrer uma fractura.
A mudança na definição ocorreu, porque as pesquisas verificaram que 100% das pacientes com Síndrome de Turner e que possuiam osteoporose não fracturavam os ossos. Os pesquisadores verificaram, ainda, que ao prescrever Fluoreto de Sódio para suas pacientes, os ossos ficavam mais densos e fracturavam com maior facilidade.
A partir dessas investigações, os pesquisadores começaram a estudar mais profundamente o tecido ósseo e verificaram que o risco de desenvolver osteoporose e fractura está directamente relacionado com as deteriorações do colágeno ósseo.
A partir de 2000, uma nova tecnologia com Inteligência Artificial dos Projetos da Robótica da Nasa permitiu determinar o local mais apropriado do organismo humano que permite estudar minuciosamente o tecido ósseo. Essa região é a das metáfises das falanges dos dedos II-V. Nela é possível avaliar oito parâmetros e não apenas um como quando o exame é realizado na coluna lombar que vem sendo orientado há mais de 25 anos. Na actualidade, avaliar apenas a densidade óssea é estar a fazer uma análise do tecido ósseo muito restrita.

Um abraço do amigo,

Rafa

1 comentário:

sónia disse...

Estou a adorar a tua iniciativa e a tua vontade de trabalhar. Que inveja da tua prof Fati!!!!
Tinha a partida preparada e esqueci-me dela em casa :( Mas não perdes pela demora, pois, na próxima 2ª feira, há outra reunião!
Não sabia que já tinhas osteoporose :(
Essa do hábito de comemorar os dias mundiais é piada para mim? Bem, vê lá se queres que dobre a partida!
Bjs
Sónia

Blog BoniFrati