terça-feira, 23 de outubro de 2007

Gostei desta Aula!

Estive a ver o vídeo sobre a pobreza que está aqui no blog. Ouvi os sons da guerra e a transformação de um capacete numa panela com sopa.
Para vivermos é importante trabalhar para arranjar comida para comer que significa não ter que passar fome. Precisamos também de ter cuidados de saúde e da escola para aprendermos a falar, a escrever e matérias sobre a vida e o mundo que está à nossa volta.
Há países onde existem fome e pobreza. Eu nasci em S. Tomé e já vi no meu país algumas pessoas com fome, porque não têm trabalho.
Em outros países, a fome é resultado da guerra entre os seres humanos.
Não acredito que deixe de haver pobreza no mundo, porque as pessoas são más, egoístas e não se ajudam umas às outras.
Em África, a minha terra, existe mais pobreza do que aqui em Portugal, mas gosto mais da comida africana: cachupa, banana madura, fruta-pão, banana cozida, milho assado, batata, mandioca, matabala. O que me ri com a professora Sónia! Não acreditava que existia um fruto com este nome. Foi à procura na net e só assim é que acreditou. Até foi bom, pois gostei de ver imagens do meu país. Quero ir para lá outra vez, quando estiver melhor e sair do hospital.
Eu nunca passei fome, porque a minha avó deu-me sempre comida. Lembro-me dela desde os três anos de idade.
Fui visitar o jornal de S.Tomé e Príncipe na net e descobri uma notícia sobre a fome e o Dia Mundial da Alimentação. Esta imagem estava no jornal, fez-me impressão, pois nunca vi ninguém a comer assim e tão magro.

Aqui está o jornal da minha terra:
http://www.jornal.st/noticias.php?noticia=2998php?noticia=29

A fruta de S. Tomé: goiaba, ananás, matabala, banana, papaia.
Carlos Alberto Garcia, 15 anos

A Malta de Alcoitão

5 comentários:

Rafael disse...

Carlos:

Estivemos a ler o teu post, gostamos muito. Partilhamos contigo a preocupação com todos aqueles que não têm o suficiente para comer. È muito importante que o Homem se deixe de guerras e procure conseguir uma melhor distribuição de bens por todos.gostamos muito de ver as frutas do teu país e só não tinhamos ouvido falar na tal matabala. Consultamos o jornal de São Tomé, onde encontramos informações úteis para o trabalho que vamos postar hoje.
Beijinhos à Malta Fátima e Rafa

Anónimo disse...

o teu trabalho esta muito giro
bjx da sarocas......

sónia disse...

Olá a todos os comentaristas ;)

Obrigada pelos vossos comentários. Na 2ª feira, mostro ao Carlos que vai ficar todo vaidoso. É a 1ª vez que ele toca em pcs. Está no 7º ano e veio há pouco tempo de S. Tomé directamente para o hospital devido a um acidente na sua terra. É um querido! Só tem um contra: já gosta dos Morangos com Açucar!!! Que mal fiz eu para sofrer tanto? Só me falta virar benfiquista. Acho que o vou moldar ao verde e ao lagarto, antes que o Rafa faça das suas.

Rafael disse...

a professora Sónia anda com umas piadas...
ui ui :-)

sónia disse...

Ah pois! O Sr. Rafa achava que eu era um doce? Nem imaginas a partida que te espera, levada pela professora Fati na 3ª feira. Desta feita, quero ver se não me esqueço :P
bj
Sónia

Blog BoniFrati