segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O Menino e o Rio

Estou internada no hospital de Alcoitão e a minha professora Sónia pediu-me para fazer uma composição com um diálogo, a propósito dos sinais de pontuação. Lemos um texto sobre um rio, respondi a perguntas de interpretação e, depois, tive que fazer a composição. Não gosto nada disso, mas lá me convenci, porque a professora disse que era o menino e eu tinha que responder às suas perguntas. Até foi fácil e divertido. Recordei-me de um passeio que fiz há pouco tempo ao Parque das Nações. Este foi o texto que fiz:

O Sérgio e o rio Tejo encontraram-se e ficaram amigos para sempre. Vou escrever o diálogo que eles tiveram no outro dia.
O Sérgio perguntou ao rio:
_ Olá Tejo, o que tens feito?
_ Olha, observo os pescadores que não pescam peixe nenhum, porque eu já não tenho peixes...
_ Porquê?! - perguntou o Sérgio admirado.
_ Sabes? As pessoas sujaram-me todo, por isso os peixes foram-se embora e alguns até morreram! Estou muito triste! Não vês a quantidade de algas sujas e de lodo que estão dentro de mim?
_ Sim! Oh, coitado! Tenho pena de ti! Não sei como te hei-de ajudar...
_ Antigamente, as pessoas estimavam-me. Quando viajavam de barco, não deitavam o lixo para cima de mim. Nessa altura, havia bom peixe para pescar e até as crianças tomavam banho comigo.
O Sérgio ficou a pensar e quis saber os gostos do Tejo.
_ Por onde gostas mais de passear? - perguntou-lhe curioso.
_ Gosto do Parque das Nações, porque há namorados sentados nos bancos, crianças a brincar, idosos a andar e bicicletas por todo o lado. Ah! E adoro ver as pessoas no teleférico por cima de mim!
_ E essas pessoas que andam aí não te sujam?
_ Não, porque o teleférico tem tudo fechado e quem anda cá em baixo, perto de mim, coloca o lixo nos caixotes do lixo.
Então, Sérgio teve uma ideia e disse:
_ Vou pedir aos meus amigos e colegas da escola para cuidarem bem de ti. - despediu-se com um sorriso - Gostei de te conhecer e de falar contigo, Tejo.
O Tejo respondeu-lhe:
_ Eu também gostei de te conhecer, Sérgio. És um bom amigo! Vê se falas com a Câmara Municipal de Lisboa para tratarem bem de mim.
O Sérgio passou a mão pela água como se fosse um aperto de mão. O rio ainda gritou ao longe:
_ Adeus, meu grande amigo Sérgio!

Idília Fernandes, 15 anos

A malta de Alcoitão

5 comentários:

Anónimo disse...

Querida Ídilia adorei o teu texto, o teu menino a falar sobre o nosso Rio Tejo.
Neste rio que foi inspiração para poetas, para marinheiros aventureiros, para mulheres apaixonadas encontro Lisboa espelhada. Falar do Tejo é lembrar o mar do "Novo Mundo" das Descobertas. Espero um dia estar tão perto dele como tu estiveste hoje ao escreveres todas essas palavras que são, sem dúvida, um dos textos mais bonitos que li sobre o Tejo.
Continua o bom trabalho...

Dulce Mourato

Anónimo disse...

Para uma menina de 15 anos, a consciência e a educação ambiental estão bem presentes. Parabéns! Continuem o vosso trabalho!
abraço
Professora no desemprego

sónia disse...

Obrigada às duas professoras/colegas pelo apoio.

Sónia

sónia disse...

Vês linda prof no desemprego? Foi quase ao mesmo tempo lol!
bj
Sónia

Anónimo disse...

sim o trabalho esta lindissimo adorei bjnhx ja deve ter ouvido falar da "sarocas"lol......
kiss

Blog BoniFrati