segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Ponto Final

Dizemos que estamos mal, mas não olhamos para os outros. Enquanto nós temos do bom e do melhor, há outros que nada têm.Temos que olhar ao nosso redor e ajudar com coração. Não devemos ser gananciosos, porque se estivéssemos na situação deles, gostaríamos que nos ajudassem.
Deitamos comida no lixo. Desperdiçamos dinheiro em coisas que não precisamos.Vamos ajudar os sem-abrigo com alma aberta, com carinho, com amor. Seria tão bom se todos tivessem dinheiro suficiente para uma vida digna.
Vamos apoiar quem precisa!

Obrigada pela colaboração!
Consulte os sites para mais informações:
http://www.medicosdomundo.pt/page.jsp?pageId=projectos&projectId=4


http://www.fundacao-ami.org/ami/seccao.asp?cod_seccao=54868

Encontrei este texto sobre os sem-abrigo num outro local da net onde estive. Como gostei, coloquei aqui:
"Olhamos para eles e sentimo-nos incomodados.
Incomodados e impotentes.
Podemos aliviar a consciência com uma moeda.
Ou com comida.
Ficamos aliviados mas não curados.
Há qualquer coisa que continua a roer por dentro.
A culpa não é nossa.
Individualmente.
Se calhar nem deles.
Individualmente.
É bom que nos sintamos incomodados.
Será ainda melhor que façamos alguma coisa.
Alguma coisa significativa.
Alguma coisa que os alivie.
E também alguma coisa que evite o aparecimento de outros como eles
(eventualmente nós próprios). "
http://semabrigo.no.sapo.pt/

Marlene Soares, 15 anos, 8º ano, turma A

sábado, 27 de outubro de 2007

Quando um Gato Tem Fome

Para desanuviar um bocado, resolvi postar esta animação que encontrei num site sobre vídeos divertidos. Quero partilhar com vocês esta pequena fofura...




Sónia Bártolo

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Dia das Nações Unidas



Há 62 anos, no dia 24 de Outubro de 1945, entrou em vigor a Carta das Nações Unidas, altura em que foi ratificada pela maioria dos seus signatários. Essa data corresponde oficialmente ao dia da criação da Organização das Nações Unidas (ONU).
A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com o objectivo principal de manter a paz e a segurança internacionais, propósito que resulta claramente do
preâmbulo da Carta das Nações Unidas.
A Declaração das Nações Unidas foi assinada por representantes de 26 nações que se encontravam em guerra com as Potências do Eixo.
Na primeira reunião da Assembleia-geral, em Londres, ficou decidido que a sede permanente da Organização seria nos Estados Unidos
As Nações Unidas não utilizam só um, mas antes seis idiomas: Árabe, Chinês, Espanhol, Francês, Inglês, e Russo. Estas são chamadas línguas oficiais.
A ONU tem bandeira própria, seguranças próprios, correios próprios e até mesmo selos próprios. Actualmente, são 192 os países membros. O actual Secretário Geral da ONU é Ban Ki-Moon. Diplomata coreano, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros e Comércio do seu país.


Beijinhos Fátima e Rafa

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Gostei desta Aula!

Estive a ver o vídeo sobre a pobreza que está aqui no blog. Ouvi os sons da guerra e a transformação de um capacete numa panela com sopa.
Para vivermos é importante trabalhar para arranjar comida para comer que significa não ter que passar fome. Precisamos também de ter cuidados de saúde e da escola para aprendermos a falar, a escrever e matérias sobre a vida e o mundo que está à nossa volta.
Há países onde existem fome e pobreza. Eu nasci em S. Tomé e já vi no meu país algumas pessoas com fome, porque não têm trabalho.
Em outros países, a fome é resultado da guerra entre os seres humanos.
Não acredito que deixe de haver pobreza no mundo, porque as pessoas são más, egoístas e não se ajudam umas às outras.
Em África, a minha terra, existe mais pobreza do que aqui em Portugal, mas gosto mais da comida africana: cachupa, banana madura, fruta-pão, banana cozida, milho assado, batata, mandioca, matabala. O que me ri com a professora Sónia! Não acreditava que existia um fruto com este nome. Foi à procura na net e só assim é que acreditou. Até foi bom, pois gostei de ver imagens do meu país. Quero ir para lá outra vez, quando estiver melhor e sair do hospital.
Eu nunca passei fome, porque a minha avó deu-me sempre comida. Lembro-me dela desde os três anos de idade.
Fui visitar o jornal de S.Tomé e Príncipe na net e descobri uma notícia sobre a fome e o Dia Mundial da Alimentação. Esta imagem estava no jornal, fez-me impressão, pois nunca vi ninguém a comer assim e tão magro.

Aqui está o jornal da minha terra:
http://www.jornal.st/noticias.php?noticia=2998php?noticia=29

A fruta de S. Tomé: goiaba, ananás, matabala, banana, papaia.
Carlos Alberto Garcia, 15 anos

A Malta de Alcoitão

domingo, 21 de outubro de 2007

A Osteoporose

Olá MALTA! Tem vindo a ser hábito postar assuntos relacionados com os dias mundias de qualquer coisa. Neste Sábado, "comemorou-se" o Dia Internacional da Osteoporose.
Eu, apesar dos meus 15 aninhos, já sofro desta doença, e não quis deixar passar esta data ao lado!!!



A osteoporose é uma doença que atinge os ossos. Caracteriza-se quando a quantidade de massa óssea diminui substancialmente e desenvolve ossos ocos, finos e de extrema sensibilidade, mais sujeitos a fracturas. Faz parte do processo normal de envelhecimento e é mais comum em mulheres que em homens. A doença progride lentamente e raramente apresenta sintomas. Se não forem feitos exames pode passar despercebida.
A partir de 1991, devido ao Consenso realizado por todas as Sociedades Americanas, que tratam da osteoporose, elas passaram a informar que é fundamental a análise da qualidade óssea que expressa o estado de deterioração do colágeno ósseo. Quanto melhor for a qualidade óssea menor a hipótese de sofrer uma fractura.
A mudança na definição ocorreu, porque as pesquisas verificaram que 100% das pacientes com Síndrome de Turner e que possuiam osteoporose não fracturavam os ossos. Os pesquisadores verificaram, ainda, que ao prescrever Fluoreto de Sódio para suas pacientes, os ossos ficavam mais densos e fracturavam com maior facilidade.
A partir dessas investigações, os pesquisadores começaram a estudar mais profundamente o tecido ósseo e verificaram que o risco de desenvolver osteoporose e fractura está directamente relacionado com as deteriorações do colágeno ósseo.
A partir de 2000, uma nova tecnologia com Inteligência Artificial dos Projetos da Robótica da Nasa permitiu determinar o local mais apropriado do organismo humano que permite estudar minuciosamente o tecido ósseo. Essa região é a das metáfises das falanges dos dedos II-V. Nela é possível avaliar oito parâmetros e não apenas um como quando o exame é realizado na coluna lombar que vem sendo orientado há mais de 25 anos. Na actualidade, avaliar apenas a densidade óssea é estar a fazer uma análise do tecido ósseo muito restrita.

Um abraço do amigo,

Rafa

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza





A Malta de Alcoitão

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO



Para não dizerem que não participamos…

Ontem dia 16 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Alimentação. Embora com um dia de atraso, relembramos praticas saudáveis para "aqueles/as" que possam estar um bocadinho esquecidos…
  • tomar sempre o pequeno-almoço
  • realizar 5 a 6 refeições diárias
  • diminuir o consumo de sal
  • evitar ingerir açucar e produtos açucarados ( nada de donuts...)
  • aumentar o consumo de hortaliças e legumes
  • aumentar o consumo de fruta
  • consumir preferencialmente peixe ( robalos, carapaus , sardinhas etc.)
  • consumir preferencialmente carnes brancas ( frango, peru etc.)
  • reduzir o consumo de gorduras
  • utilizar confecções culinárias saudáveis ( cozidos, grelhados e assados)
  • privilegiar o consumo de azeite
  • evitar o consumo de bebidas alcoólicas

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

a amiga do coração

Um Beijinho Fátima e Rafa

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Blog Action Day - Rio Tejo


Não foi por acaso e muito menos pelos sinais de pontuação que pedi à Idília para fazer a composição sobre o rio, contudo foi interessante juntar o útil ao agradável. Não sei bem o que será o útil e o agradável, neste caso: se os sinais de pontuação a serem bem utilizados ou se a preocupação com o meio ambiente...
O diálogo surgiu de forma espontânea e a Idília falou do nosso rio Tejo onde já não existem nem Tágides nem peixes, embora alguns pescadores teimem em andar por ali com as suas armas na mão à procura de uma alma perdida e completamente sufocada com tanta sucata.

O rio Tejo é lindo visto assim, ao longe, e a gritar: "Adeus, não afastem os vossos olhos de mim!".
A margem do rio Tejo, na zona de Vila Franca de Xira, mostra-nos a presença dos famosos avieiros que ficaram imortalizados no romance "Avieiros" de Alves Redol. Conseguem-se observar as barracas de madeira em cima de estacas (palafitas) construídas pelos pescadores e os barcos antigos substituídos por barcos a motor.

Este é um dos habitantes do rio Tejo, na zona do Parque das Nações. Há dias em que o cheiro é insuportável!
Fotografias de Sónia Bártolo

http://blogactionday.org/

Sónia Bártolo

O Menino e o Rio

Estou internada no hospital de Alcoitão e a minha professora Sónia pediu-me para fazer uma composição com um diálogo, a propósito dos sinais de pontuação. Lemos um texto sobre um rio, respondi a perguntas de interpretação e, depois, tive que fazer a composição. Não gosto nada disso, mas lá me convenci, porque a professora disse que era o menino e eu tinha que responder às suas perguntas. Até foi fácil e divertido. Recordei-me de um passeio que fiz há pouco tempo ao Parque das Nações. Este foi o texto que fiz:

O Sérgio e o rio Tejo encontraram-se e ficaram amigos para sempre. Vou escrever o diálogo que eles tiveram no outro dia.
O Sérgio perguntou ao rio:
_ Olá Tejo, o que tens feito?
_ Olha, observo os pescadores que não pescam peixe nenhum, porque eu já não tenho peixes...
_ Porquê?! - perguntou o Sérgio admirado.
_ Sabes? As pessoas sujaram-me todo, por isso os peixes foram-se embora e alguns até morreram! Estou muito triste! Não vês a quantidade de algas sujas e de lodo que estão dentro de mim?
_ Sim! Oh, coitado! Tenho pena de ti! Não sei como te hei-de ajudar...
_ Antigamente, as pessoas estimavam-me. Quando viajavam de barco, não deitavam o lixo para cima de mim. Nessa altura, havia bom peixe para pescar e até as crianças tomavam banho comigo.
O Sérgio ficou a pensar e quis saber os gostos do Tejo.
_ Por onde gostas mais de passear? - perguntou-lhe curioso.
_ Gosto do Parque das Nações, porque há namorados sentados nos bancos, crianças a brincar, idosos a andar e bicicletas por todo o lado. Ah! E adoro ver as pessoas no teleférico por cima de mim!
_ E essas pessoas que andam aí não te sujam?
_ Não, porque o teleférico tem tudo fechado e quem anda cá em baixo, perto de mim, coloca o lixo nos caixotes do lixo.
Então, Sérgio teve uma ideia e disse:
_ Vou pedir aos meus amigos e colegas da escola para cuidarem bem de ti. - despediu-se com um sorriso - Gostei de te conhecer e de falar contigo, Tejo.
O Tejo respondeu-lhe:
_ Eu também gostei de te conhecer, Sérgio. És um bom amigo! Vê se falas com a Câmara Municipal de Lisboa para tratarem bem de mim.
O Sérgio passou a mão pela água como se fosse um aperto de mão. O rio ainda gritou ao longe:
_ Adeus, meu grande amigo Sérgio!

Idília Fernandes, 15 anos

A malta de Alcoitão

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Água em Movimento

Eu e o Tiago descobrimos este vídeo no YouTube. O Tiago é que se lembrou dele. Gostamos muito, porque as imagens estão bem adaptadas à música e há a referência aos vários ciclos da água. Esperamos que a água, um bem essencial à nossa sobrevivência, nunca nos falte. Para isso, temos que poupar o mais possível, por exemplo, em casa, quando tomamos banho, lavamos os dentes e lavamos a louça.



Ricardo Lopes e Tiago Destapado, 8º A

Poupar água...




ÁGUA


Sem água não há vida. Ela cobre quase três quartos da superfície terrestre e é um bem indispensável à actividade do homem.


Por isso vamos todos poupar água!!!




Rodrigo Terna
Blog BoniFrati