segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

Criaturas Diabólicas

Chamo-me Luís e estou a ler a peça de teatro "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente.
A professora Sónia pediu-me para fazer um trabalho sobre o Inferno e lembrei-me de pesquisar sobre criaturas mágicas, criadas pela imaginação das pessoas. Encontrei alguns quadros com imagens de Satanás a quem também se chama Diabo ou Berzebu/Belzebu, na obra vicentina.
Acredito na vida depois da morte, no Inferno e no Paraíso. No entanto, penso que também há Inferno aqui na terra à conta de alguns demónios como George W. Bush, Bin Laden e Saddam Hussein e Adolf Hitler, entre outros.
Neste quadro "O Inferno" pintura de mestre não identificado, mas bem conhecida, actualmente no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, pensa-se que tenha sido elaborada por volta de 1515, vêem-se uns frades (por causa da tonsura na cabeça) a cozer num grande caldeirão o que me leva a pensar que o Frade de Gil Vicente também vai para o Inferno. Será? A professora não me disse, porque quer que fique na dúvida. Gostava de visitar este museu. Vou propor uma visita de estudo a este local, quando regressar à minha escola. Espero ter alta do CMRA, na próxima semana.
Um pormenor do mesmo quadro. Trata-se de um índio, representado como figura diabólica, pois
seria considerado alguém que, por não praticar a religião católica, habitaria os lugares infernais.

Gostei muito desta gravura que representa "A queda do Diabo", segundo o pintor/ilustrador Gustave Doré.
A palavra Diabo (do latim diabolu, "demónio") é o nome mais comum atribuído à entidade sobrenatural maligna da tradição judaico-cristã, o Santanás. É a representação do mal, não necessariamente com uma forma, mas muitas vezes associada à cor vermelha, com feição humana, com chifres, rabo pontiagudo e um tridente na mão.

Vou pensar em outras criaturas mágicas e estranhas para estudar. Aceitam-se ideias.

Pesquisa elaborada em
www.google.com

http://pt.wikipedia.org/wiki/Auto_da_Barca_do_Inferno

Luís Alexandro
A Malta do Alcoitão

3 comentários:

sónia disse...

Luís, parabéns pelo teu trabalho. Gostei da escolha das imagens. Preferia ser eu a leccionar a obra de Gil Vicente, mas tu abandonaste-nos, assim, na boa! Dá notícias.
bj
Sónia

Anónimo disse...

Ola!
Acho o fundamento deste blog bastante interessante.
Aqui deixo uma sugestão para o estudo de criaturas magicas ou diabolicas, MEDUSA.
Parabéns!

nuno Gonçalves

sónia disse...

Obrigada, Nuno, pela participação e pela ideia :)
Prof. Sónia

Blog BoniFrati