sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Dia de S. Martinho

11 de Novembro – Dia de S. Martinho

O S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.

Em vários pontos do país, é tempo de alegria, sol, castanha assada, vinho e água-pé. Esta festa popular, também conhecida por magusto, é uma festa tipicamente portuguesa. O que muita gente desconhece é que nestes dias (11 e 12) se assinala a morte de dois santos com o mesmo nome: Martinho Dume (12), um português natural de Braga (518-575) muito importante na evangelização de Portugal e, provavelmente, o que deu origem a estas tradições e festas que só se realizam em Portugal.
É, no entanto, o outro, S.Martinho de Tours, (nascido por volta do ano 315) filho de um soldado romano, que está ligado a uma lenda muito conhecida. Diz a lenda que este cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu, o dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado. O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada, deu metade da sua capa ao mendigo e partiu. Passado algum tempo, a chuva parou e apareceu no céu um lindo sol - daí nasceu a expressão Verão de S. Martinho. Aos 40 anos desistiu de ser soldado e tornou-se padre, chegando a Bispo de Tours, tendo levado uma vida humilde e de grande generosidade, tornando-se um dos Santos mais queridos da actual França.


Rafa e prof. Fátima

3 comentários:

sónia disse...

Até que enfim!!! Já era hora de vos ler :) Já que não fazemos videoconferências...
Bjs aos dois
Sónia

dianapita disse...

E há mais uma história referente a esses dias:
Há uns anos atrás, uma mãe anciava pelo nascimento do seu primeiro filho. Previa o seu nascimento para esta época do ano e pedia a S. Martinho para que o parto corresse bem. Se a criança nascesse no dia 11, chamar-lhe-ia Martinho ou Martinha em sua honra.
Mas a criança nasceu no dia 12 de Novembro e a mãe deu-lhe o nome de Diana. Não ficou com o nome do santo mas, por onde passa, leva o calor de S. Martinho a todos os amigos.

Beijinhos Diana

sónia disse...

Essa criança és tu! Parabéns atrasados!
bjs

Blog BoniFrati