terça-feira, 4 de novembro de 2008

Símbolos que Salvam Vidas

Vamos às compras! Depois de tudo o que lemos e aprendemos sobre o comércio justo, queremos comprar prendas, para os nossos familiares e amigos, e alimentos, para uma ceia de Natal, que respeitem as pessoas, o meio ambiente e os recursos naturais do nosso planeta.
Estas compras foram virtuais, ou seja, fomos a vários sites na internet e simulámos as compras. Descobrimos que o site do Continente disponibiliza online produtos biológicos que contribuem para o bem-estar da natureza e de crianças e adultos em países com necessidades económicas(por exemplo, o Brasil) como a Provamel e a Alprosoja, mas não refere os alimentos que são comercializados segundo o comércio justo. A professora Sónia trouxe um chocolate e disse-nos que existem outros alimentos na zona Área Viva, no entanto, através da net não se sabe nada disso. É pena!
Imaginámo-nos outras pessoas: inventámos nomes, idades, profissões e o dinheiro que cada um tinha para gastar e fomos à descoberta.
Entrámos na Body Shop, na L' Occitane, no Hunger Site, na Oikos, Cores do Globo e no Continente. Comprámos produtos de cosmética, velas, acessórios e t-shirts para oferecer aos amigos e família. Vimos alguns que devem ter um cheiro agradável. Planeámos a ceia de Natal: um esparguete vegetariano (a Bárbara) com alimentos derivados da soja, paté vegetariano de cogumelos e azeitonas para a entrada e uma mousse de chocolate para a sobremesa; um bacalhau com natas de soja (a Patrícia), sumo de cenoura e laranja, bebida de soja com capuccino e sobremesa de pudim flan e pudim de soja com chocolate. Os rapazes não quiseram planear a ceia.
Para quem se preocupa com os outros e com o futuro do nosso planeta, aqui ficam alguns símbolos que se encontram nestes produtos:











Este foi um dos sites mais interessantes que visitámos:
http://www.fairtrade.net/home.html

Bárbara, Patrícia, Malam, Lassana
A Malta do Alcoitão

5 comentários:

Activ@Mente disse...

Obrigada pela vossa visita ao nosso Blog!

O vosso é uma visita obrigatória! As vossas informações são sempre importantes e interessantes!

Continuem com o exclente trabalho!

Cumprimentos
Susana Bárrios

dianapita disse...

Muito interessante, meninos!

Gostei da ideia e vou fazer uma visita pelos sítios que sugerem.

Espero que o Malan se tenha lembrado de mim e me tenha comprado uma coisa bem cheirosa!

Bjs Diana

sónia disse...

Obrigada pelos comentários!

Diana,
o Malam pode não te ter comprado um cheirinho, porque nunca pensou fazer compras virtuais, mas que fala em ti sempre, fala. Qualquer coisa que faça diz-me logo:
-Professora, diz à professora Diana!
bj

SaraCosta disse...

Então os rapazes não planearam a ceia? Não comem? Ai, aiiiii!
Chocolate biológico parece-me bem... há um para mim?

Beijinhos para todos

sónia disse...

Sara, amanhã vai haver. Vamos fazer um "teabreak" com bolachinhas e chocolate de leite comprados no Pão de Açucar, tudo do Comércio Justo. Talvez tire umas fotografias para vcs verem...
Podes aparecer, sabes que és bem-vinda ;)

Blog BoniFrati