quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Estrelas e uma Girafa

Antes de ler a obra "A Girafa que Comia Estrelas" de José Eduardo Agualusa, observei a capa e imaginei que a história seria assim:

A Girafa Bruna

Era uma vez uma girafa que se chama Bruna.
Ela é bonita, tem olhos de gata, lábios macios, orelhas pequenas e pescoço comprido e elegante.
Ela tem muitos amigos, os pais dela chamam-se : Carolina e Gonçalo. A Bruna todos os dias come 50% de folhas acácia. Os amigos dela chamam-se: Andreia, Ana, Grabiela, Miguel,Marta, Lara e Mariana.
A girafa Bruna vive numa savana calma e escondida onde os animais perigosos não a atacam. Ela é muito feliz naquela savana com os amigos e com a familía.
A Bruna gosta muito de brincar às escondidas com os seus amigos, de saltar ao eixo e de correr à apanhada.



Depois elaborei o bilhete de identidade de uma girafa, mas continuo a não perceber como pode uma girafa comer estrelas!


O B.I. da Girafa

É um mamífero com manchas na pele que é grossa e resistente. É alta, chega a medir 5m e 30cm de altura. A língua é muito comprida, podendo medir 40cm de comprimento e é utilizada, com a ajuda do lábio superior, para se alimentar.
Vivem na savana em África.
Uma savana é uma grande extensão de terra em África. Tem uma vegetação rasteira e algumas árvores como as acácias. Existem secas que duram até dez meses com temperaturas elevadas.

A fauna de uma savana (conjunto de animais que habitam uma região) é composta por búfalos, girafas, elefantes, rinocerontes, zebras, impalas, leões, leopardos, falcões, abutres e avestruzes.
A girafa alimenta-se de folhas dos ramos das acácias que são árvores africanas. É herbívora.
A girafa corre com grande velocidade e chega a atingir 50km por hora. Quando as fêmeas estão prontas para parir escolhem sempre o mesmo lugar calmo e escondido. As crias – filhotes são fortes e desenvolvidas, mas durante o primeiro ano de vida têm de ser protegidas pela mãe por causa dos animais predadores, como os leopardos e leões.

Carolina Andrade
A Malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati