segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quem?

No Serviço de Educação, ouvimos a Educadora Marta contar a história "A Toupeira Que Queria Saber Quem lhe Fizera Aquilo na Cabeça", de Werner Holzwarth.




Na escola tive que fazer o resumo e reconto aos meus colegas desta história divertida.

Uma manhã, uma toupeira estava a sair do seu buraco e, de repente, ploc! Alguém tinha feito um chouriço mal-cheiroso em cima da sua cabeça. Ela ficou zangada e quis saber quem lhe tinha feito aquilo, por isso foi perguntar a todos os animais: à pomba, ao cavalo, à lebre, à cabra, à vaca, ao porco e, finalmente, às moscas que foram as suas detectives particulares, pois de cocó percebem elas! Chegaram à conclusão que tinha sido o cão Bernardo. A toupeira vingou-se e fez-lhe o mesmo, mas acho que o cão nem deu conta, porque o cocó da toupeira foi muito pequenino.

Aprendemos que as palavras utilizadas para imitar o som dos cocós a cair no chão se chamam onomatopeias (palavras que imitam sons da natureza ou de objectos e vozes de animais): ploc! (cão), zás! (pomba), plof! (cavalo), ratátá (lebre), clac clac clac (cabra), chof! (vaca), flop! (porco), plim! (toupeira).
As fotografias mostram alguns trabalhos que elaborámos com as educadoras sobre esta história.
Carolina Andrade
A Malta do Alcoitão

Sem comentários:

Blog BoniFrati