Viver as festas de uma forma mais sustentável para a carteira e para o Planeta?
Mãos à obra!
Presentes
Planifica as tuas compras e estabelece um limite de gastos: faz uma lista de presentes, enfeites e alimentos.
• Diminui a utilização de embalagens, preferindo as que possam ser reutilizadas.
• E que tal dar algum do teu tempo, em vez de presentes materiais? Visitar um amigo, um lar de idosos e levar um bolinho caseiro, contar uma história, dizer um poema, cantar uma canção, no fundo, passar umas horas a conversar com pessoas que estão mais sós ou que já não vês há muitos meses.
• Podes também oferecer presentes baratos e bonitos, como por exemplo, vasos de plantas, biscoitos, compotas, docinhos, um bolo caseiro.
• Para as crianças, evita brinquedos movidos a pilhas, pois estas poluem o ambiente.
• Se puderes, reúne com os teus pais, vizinhos e familiares e dá brinquedos, roupa e outros objetos que já não queiras a instituições que necessitem.
Decorações
• Se quiseres um pinheiro verdadeiro, então compra um pequenino e planta-o, preserva-o durante o ano de 2012, replanta-o e, no próximo Natal, estará mais alto e oferecer-te-á mais espaço para as tuas decorações.
• Os enfeites da árvore também podem ser do Natal do ano passado ou feitos a partir de materiais recicláveis ou desperdícios como tampinhas, caixinhas, fitas de presentes que te ofereceram…
• O presépio pode ser elaborado com figuras da tua autoria. Acredita que terão muito mais valor, principalmente se for uma tarefa realizada em família ou com os amigos (repara no nosso :)
• Se quiseres comprar um presépio novo, procura os artesanais ou feitos de materiais recicláveis. Procura uma cooperativa de artesanato e compra um presépio artesanal, com peças de cerâmica, madeira, tecido…
• Não utilizes muitas luzes na árvore de Natal e dá preferência a lâmpadas de baixo consumo. Não te esqueças de apagá-las antes de dormir. Os outros ambientes podem ganhar uma iluminação com velas ecológicas feitas com ceras vegetais derivadas de palma, girassol, soja e arroz (alternativa à parafina, derivada do petróleo).
• Experimenta construir os teus próprios postais com papéis e cartões de caixas de bolachas ou de presentes, ráfia, lã, bocados de tecidos velhos… As palavras serão sempre o mais importante.
Comida
• Pede aos teus pais para não comprarem mais do que é preciso para as refeições das festas. Este ano, o Natal é num domingo, por isso há uma semana inteira para ir à mercearia da zona comprar algo de que se tenham esquecido.
• Não comas em excesso e diz aos teus familiares mais velhos para não beberem também em excesso: faz mal, engorda e pode causar acidentes de viação entre outros problemas.
• Aproveita as sobras da comida para fazer outros pratos saborosos. A tua avó saberá, com toda a certeza, receitas maravilhosas.
• Economiza água e luz e não te esqueças de separar o lixo e colocá-lo no ecoponto.
• Utiliza louça de porcelana e guardanapos de tecido que podem ser reutilizados.
A malta do Alcoitão deseja festas felizes!














As árvores de folhas vermelhas são das mais lindas encontradas na natureza e chamam muito a atenção com essa beleza. Apesar das árvores de folhas vermelhas serem muito raras ainda é possível observá-las em alguns caminhos como os de serra.
A malta do Alcoitão
Árvore Vermelha, 1908 



O Lassana foi o único que não gostou da história, mas não quis dizer a razão. A professora Sónia ficou triste por ele não explicar. Os professores também têm dias de tristeza e falaram daquilo que os faz ficar tristes: a guerra, a injustiça, a perda de amigos e familiares, a doença, a violência entre os alunos na escola, entre outras coisas.






A minha escola é a Escola Básica nº3 de Sacavém e fica a um quarteirão da minha casa.
A minha escola é a nº 1 de Serra das Minas e fica em Rio de Mouro.
Na minha família existem doze pessoas.
"Ah! Se eu fosse Doutora,


A Ilha Rebeca fica situada no Oceano Pacífico, em frente ao estado de Califórnia, na América do Norte. Tem cem habitantes. A vegetação é composta por duas grandes florestas, uma montanha e uma praia. As pessoas alimentam-se de uvas, laranjas, pera-abacate e peixes. Existem animais como o urso pardo, veados, esquilos e coelhos.
As Ilhas Diogo, Filipe, Rocha e Graça ficam no Oceano Índico, em frente a Moçambique, perto do continente africano. Têm cinco habitantes que se alimentam de bananas, abacates, batatas e carne. Nestas ilhas, existem florestas onde vivem girafas, elefantes e leões. Nas ilhas mais pequenas há muitas praias.
A Ilha David tem mil habitantes, vinte barcos, cinquenta escolas e fica situada no Polo Norte, junto à Gronelândia. A sua vegetação chama-se tundra. As pessoas alimentam-se de peixe, pão, leite, fruta e sopa. Os principais animais que fazem parte da fauna desta ilha são as focas, os ursos e peixes de várias espécies.
O Arquipélago Miguel Gomes fica situado no Oceano Atlântico, perto de Portugal. Existem cem mil habitantes que se alimentam de batatas, carne, uvas e maçã assada. Quanto à vegetação, há muitas árvores de frutos coloridos e uma ilha com uma floresta onde habitam linces-ibéricos, coelhos e aves.

Fizemos quadras dedicadas ao Santo António, manjericos de cartolina e colámos no jornal de parede.

